Português, perguntado por alanaaparecidavargas, 8 meses atrás

Leia este trecho de um conto de Guimarães Rosa, "O burrinho pedrês".
A) DE QUE TRATA O TRECHO?

B) O NARRADOR COMPARA A VISÃO DO CONJUNTO DE BOIS Á VÁRIAS IMAGENS. QUAIS SÃO ELAS?

C) OBSERVE AS PALAVRAS DESTACADAS. *verdacento* *vai-vem* *barbeludo* ELAS PODEM SER ENCONTRADAS NO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA? É POSSÍVEL ENTENDER SEU SENTIDO PELO CONTEXTO? EXPLIQUE.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
932

a. Sobre o conto de Guimarães Rosa, o burrinho pedrês, podemos apontar que o trecho se trata de uma descrição e comparação dos gados presentes nas fazendas com os outros animais e paisagens presentes Brasil afora.

b. As várias imagens que o narrador compara são a dos animais presentes na reserva baiana, aqueles presentes em Goiás e em diversas outras regiões do Brasil, fazendo um apanhado de paisagens e animais nacionais.

c. Não foram encontradas as palavras verdacento vai-vem e barbeludo no dicionário. sendo que só é possível compreendê-las no contexto do conto e com alguma introdução aos seus significados.


danyeldesa1: valeu vc me ajudou e ajudou varias pessoas
marianahellen563: obg
Respondido por thiiagomoura
21

a) O trecho trata acerca das características dos gados.

Dessa forma, trecho de um conto de Guimarães Rosa, "O burrinho pedrês", trata acerca das características dos gados, que pode ser confirmado pela passagem:

"[...] Sós e seus de pelagens, com as cores mais achadas e impossíveis: preto, fusco, retintos, gateados, baios, vermelhos, rosilhos, barrosos, alaranjados [...]"

Portanto, verifica-se que o autor é específico em descrever as características dos mais diversos tipos de gados já vistos por ele. Também descreve os focinhos, as caudas, sobre os olhos dos gados, e as curvas que apresentavam.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/47575536

b. O autor compara a visão do conjunto de gados as imagens dos animais típicos da reserva baiana, de pradarias de Goiás, Urucuia, Rio Verde, e estepes do Jequitinhonha, e  interior de Minas Gerais.

Isto porque, o próprio autor deixa explícita de onde vem as características subsequente, destas regiões específicas.

"[...] meias-raças plebeias dos campos-gerais, o Urucuaia, dos tombadores do Rio Verde, das reservas baianas, das pradarias de Goiás, dos estepes de Jequitinhonha, dos pastos soltos do sertão sem fim [...]"

Portanto, nesse passagem o autor deixa explícito aos animais (gados) de determinadas regiões que são referidas ao longo do texto, de modo que é feita uma verdadeira determinação das características de cada gado, característico de uma dada região.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/21905237

 

c. Não são encontradas no dicionário da língua portuguesa e é possível compreender pelo contexto.

As palavras "verdacento" , "vai-vem" e "barbeludo" não possuem significado no dicionário da língua portuguesa, mas pelo contexto pode-se compreender o que estas palavras almejam informar ao leitor.

"[...] curvas zebruras pardo-sujas em um fundo verdacento[...]"

" [...] sempre um vai-vem, os focinhos babosos apontando [...]"

"[...] O crioulo barbeludo, anguloso, rumina  [...]"

Ou seja, o autor imaginou as curvas em uma tonalidade pardo-sujas e fundo verdacento, o "vai-vem" simboliza o movimento dos cordões, assim como, o crioulo barbeludo, significa com bastante pêlos.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/21839779

Anexos:
Perguntas interessantes