Leia este trecho de texto. Tenho um amigo que não vai com Guimarães Rosa escritor: "Gosto de prosa pão pão, queijo queijo", diz ele. "Rosa é torcicoloso". Respondo-lhe que também gosto de prosa pão pão, queijo queijo, mas Rosa, como Joyce, há que aceitar-se como exceções. [...] Rosa inventa palavras, deforma- -as, desintegra-as, recompõe-nas, faz alquimias, cirurgia plástica, sei lá o que seja. [...] já fez hitlerocidade. monstro esplêndido. Manuel Bandeira. Seleto em proso e verso. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986. p. 16. a) Explique o significado da expressão idiomática "pão pão, queijo queijo”. b) Dê o processo de formação do neologismo torcicoloso e, a partir da oposição entre essa palavra e a expressão “pão pão, queijo queijo”, explique o sentido que ela tem na fala do amigo de Manuel Bandeira. c) Que palavras Guimarães Rosa reuniu para formar o neologismo hitlerocidade? 0 que Bandeira quer dizer ao caracterizar essa palavra como um “monstro esplêndido”?
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
121
a) A expressão quer dizer uma coisa sem muitas misturas ou de coisas que devem ser tratadas de formas diferentes.
b) O termo torcicoloso refere-se ao uso de algumas palavras que são criações do autor Guimarães Rosa, são palavras inventadas por ele. Por isso, que o amigo de Bandeira diz não gostar, por ser bem dificultoso e ele preferir não misturar as coisas.
c) Hitlerocidade é a junção de Hitler+ atrocidade. Bandeira admirou a criação de Guimarães Rosa, por isso disse que era um mostro esplêndido.
Perguntas interessantes