Português, perguntado por robertasindii5823, 10 meses atrás

Leia este trecho de texto sobre a economia do qual foram comprimidas duas expressões:




"um dos economistas mais respeitados do país, Delfim Netto disse, em 2010, que "o Brasil é o último peru com farofa na mesa dos investidores fora do Dia de Ação de Graças" . Delfim se referia ao diferencial de taxas de juros interna e externa. enquanto Praticamente todo o mundo desenvolvido Manteve ____ , o Brasil permaneceu _____. "






•para que a metáfora Empregada pelo economista seja coerente com o restante do texto, os espaços devem ser preenchidos respectivamente pelas expressões:




a) suas taxas de juros elevadas ------ com taxas pouco atrativas.




b)os juros próximos de zero---- com taxas que assustavam os investidores.




c) a política de elevar os juros----- com suas taxas muito atrativas




d) o juros próximos de zero----- com uma da

Soluções para a tarefa

Respondido por maripolicarpo
113

Olá!


A alternativa correta é a opção D.


Metáfora é uma figura de linguagem em que substitui-se um termo por outro através de uma relação de analogia, existindo semelhança entre os dois termos.


Exemplos:

- O Brasil é o último peru com farofa na mesa dos investidores fora do Dia de Ação de Graças

- Aquela menina é uma gata

- Estou dando murro em ponta de faca


É possível perceber que no trecho da questão o economista está falando por meio de metáforas, e não no sentido literal das palavras. Ao analisar a metáfora, podemos perceber que na verdade o Brasil torna-se um excelente “banquete” para os investidores, pois todos os países que eram desenvolvidos mantinham taxas de juros quase próximas a zero, enquanto no Brasil as taxas eram uma das mais elevadas do mundo, permitindo retornos elevados com baixos riscos.


Portanto, o trecho ficaria escrito da seguinte forma:


Um dos economistas mais respeitados do país, Delfim Netto disse, em 2010, que ‘o Brasil é o último peru com farofa na mesa dos investidores fora do Dia de Ação de Graças’. Delfim se referia ao diferencial de taxas de juros interna e externa. Enquanto praticamente todo o mundo desenvolvido manteve os juros próximos de zero, o Brasil permaneceu com uma das maiores taxas reais do mundo”.


Alternativa D.


Espero ter ajudado! Bons estudos!

Perguntas interessantes