Leia este trecho de entrevista com o pensador Douglas Rushkoff sobre problemas da tecnologia:
“A tecnologia digital está criando uma falsa conexão humana. Chama a atenção que a maioria das companhias de tecnologia tenham utilizado, em algum momento, em seu discurso, a ideia de que estão conectando as pessoas. Mas, parece que o que fizeram é o oposto, nos desconectaram de nós mesmos, dos outros, da natureza e nos conectaram com um espaço virtual que é uma espécie de simulação na qual se projetam valores narcisistas, niilistas e hedonistas. Em certo sentido, o que estão fazendo é utilizar nossa necessidade de conexão e a usando contra nós. Como argumentou antes, os algoritmos estão aprendendo a explorar nossas fraquezas mentais e nossas necessidades de conexão e estão colocando em questão nossa própria autonomia e agência humana.
[...] Não valorizamos a sabedoria ancestral porque pensamos que somos muito mais inteligentes com a nossa ciência e a nossa tecnologia, que transformam a natureza e produzem aparelhos brilhantes, que tornam todas estas coisas assombrosas. Fica parecendo que somos muito melhores. Contudo, com isto perdemos algo mais essencial que a nossa tecnologia: uma forma de nos relacionar entre nós, de relacionar com o nosso entorno [...].”
Fonte: GALLARDO, Alejandro Martínez. A tecnologia digital está nos desconectando de nossa alma. Entrevista com Douglas Rushkoff. In: Revista IHU, 22 abr. 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2020.
Acerca da tecnologia e nossa conexão com ela, analise as assertivas abaixo:
I. O surgimento de novas tecnologias tem gerados novos problemas éticos.
II. A tecnologia é suficiente para o desenvolvimento social: onde puder ser aplicada, deve ser aplicada.
III. Tecnologias sofisticadas precisam ter avaliadas não só sua eficiência e eficácia, mas também seus impactos sociais e ambientais, antes de serem aplicadas.
IV. A técnica deve estar a serviço do homem, e não o homem como servo da tecnologia.
De acordo com o conteúdo da disciplina, é correto somente o que se afirma em:
A I e II.
B I, III e IV.
C III e IV.
D II, III e IV.
E II e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é a letra B - I, III e IV.
“O surgimento de novas tecnologias tem gerados novos problemas éticos. O uso de uma tecnologia ‘sem alma’, que não resolve problemas de ordem social, tais como o desemprego, a concentração de renda e a violência, acaba alimentando esses mesmos problemas. Para que isso não ocorra, a técnica deve estar a serviço do homem. Por isso, o emprego de técnicas sofisticadas não se justifica sem antes fazermos um estudo dos seus impactos socioambientais. Uma técnica sofisticada não pode ganhar um salvo-conduto e ser introduzida na sociedade apenas por razões de eficiência e eficácia, tendo em vista que é cada vez mais necessária a visão de responsabilidade pelas consequências do seu emprego na vida da sociedade. Como exemplo, podemos citar o uso inadequado de defensivos agrícolas.
Certo princípio ético regulador da atividade tecnológica prescreve que nem tudo o que é possível de ser desenvolvido tecnologicamente pode ser feito sem maiores considerações. Há valores limitantes da tecnologia, como os princípios de justiça social e o respeito à dignidade humana. Um exemplo simples nos ajuda a entender numa construção civil ou mecânica, reza o princípio de que nenhuma solução técnica, por mais arrojada que seja, pode comprometer a idoneidade do empreendimento. Nesse caso, entendemos por idoneidade a segurança das pessoas que se utilizam desse serviço ou são afetadas por ele.”
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 54-55
Resposta:
b
Explicação:
. O surgimento de novas tecnologias tem gerados novos problemas éticos,
. Tecnologias sofisticadas precisam ter avaliadas não só sua eficiência e eficácia, mas também seus impactos sociais e ambientais, antes de serem aplicadas.
A técnica deve estar a serviço do homem, e não o homem como servo da tecnologia.cos.