Leia este trecho de documento: "Odeio-a porque impede a nossa República de influenciar o mundo pelo exemplo da liberdade; oferece possibilidade aos inimigos das instituições livres de taxar-nos, com razão, de hipocrisia e faz com que os verdadeiros amigos da liberdade nos olhem com desconfiança. Mas, sobretudo, porque obriga tantos entre nós, realmente bons, a uma guerra aberta contra os princípios da liberdade civil". Discurso de Abraham Lincoln, em 1859. Nesse trecho de discurso, Abraham Lincoln, que seria eleito Presidente dos Estados Unidos no ano seguinte, faz referência: *
A) à política de segregação racial existente nos estados do sul dos Estados Unidos, que gerou a formação de organismos voltados ao extermínio dos negros, à destruição de suas propriedades e a atentados constantes contra suas comunidades.
B)à posição dos estados do sul de defesa intransigente de tarifas protecionistas, o que levava os Estados Unidos a comprometer a crença na liberdade de mercado, numa conjuntura de predomínio do capitalismo liberal.
C) à questão da escravidão, que levou a uma guerra civil, nos Estados Unidos, entre o Norte, industrializado, e o Sul, que lutava para preservar a mão-de-obra escrava nas suas plantações de produtos para a exportação.
D)à defesa, pelos imigrantes, do extermínio dos índios nas terras conquistadas a oeste, especialmente após a edição do "Homestead Act", visando ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária naquelas áreas.
Soluções para a tarefa
Com o discurso "A Casa Dividida", Abraham Lincoln tornou-se um símbolo de união entre o norte e o sul dos Estados Unidos da América.
Utilizando trechos bíblicos, no Novo Testamento, Lincoln discursou sobre como uma casa dividida destrói a si própria, sendo que a união é a força para que todas as partes cresçam juntas. Assim, ele faz comparações entre o texto bíblico e a situação em que seu país se encontrava.
Abordando mais profundamente, sabe-se que o discurso era um ataque à Decisão Dred Scott e ao Ato de Kansas-Nebraska.
Dred Scott era uma decisão da Suprema Corte, pela qual um homem negro jamais conseguiria se tornar um cidadão americano, e proibia o Congresso de interferir na decisão dos Estados sobre a manutenção da escravidão.
Kansas-Nebraska era um ato que limitava o poder decisivo no que se referia à escravatura no âmbito dos territórios federais.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/12792673#readmore
Resposta
C
Explicação: Discurso realizado em 1859 durante sua campanha eleitoral. Abraham Lincoln viria assumir a presidência ano seguinte 1860. E em 1861 dois anos após o seu discurso, viria acontecer a Guerra Civil Americana ou chamada também de Guerra de Sucessão. Conflito armado entre os estados do norte contra os estados do sul que dentre muitos motivos destacava-se à questão da escravidão.