Sociologia, perguntado por matheuskessler, 1 ano atrás

Leia este texto e, com base nele, assinale a alternativa correta.

Os mercados e o capital dos Estados Unidos ajudaram a reorientar as economias do mundo industrial. Ao deixarem a proteção de lado e se lançarem na integração mundial, os Estados Unidos deram novo fôlego para o comércio e os investimentos internacionais, o que promoveu uma onda de crescimento na Europa ocidental e no Japão. Em contrapartida, as duas regiões contribuíram para o dinamismo da economia mundial, reforçando o movimento em direção à integração econômica do globo. Todos os aspectos positivos se juntaram em um ciclo virtuoso de integração comercial, expansão de empresas multinacionais, crescimento econômico e prosperidade. As expectativas dos arquitetos do sistema de Bretton Woods estavam sendo atendidas.

FRIEDEN, Jeffry. Capitalismo global. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. p. 305.

Realizados em 1944, nos Estados Unidos, os acordos de Bretton Woods trouxeram estabilidade e prosperidade econômicas em um momento delicado da história contemporânea, as décadas seguintes ao fim da Segunda Guerra Mundial. Sendo assim, o impacto desses acordos, na história do século XX, está na


(A)
consolidação de uma economia socialista que, a partir de 1945, foi se expandindo até se tornar, atualmente, hegemônica em termos mundiais.


(B)
criação de uma aliança militar do Ocidente que, ao longo do século, atuou em vários conflitos travados entre países capitalistas e socialistas.


(C)
formação de uma interdependência envolvendo alguns países do Hemisfério Norte, liderados pelos Estados Unidos, que fortaleceu o capitalismo no contexto da Guerra Fria.


(D)
ampliação da influência do fascismo, o qual, com a prosperidade econômica advinda desses acordos, foi adotado como sistema político em países fora da Europa.


(E)
manutenção do liberalismo clássico em países capitalistas, caracterizado pela ausência de leis que protegem o
mercado interno e os trabalhadores.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
54

As alternativas A, D e E são simplesmente falsas, pois o texto trata do fortalecimento do capitalismo (não do socialismo ou do fascismo) e o que foi mantido não foi o liberalismo clássico, mas uma nova concepção keynesiana de defesa de um Estado parcialmente interventor.


É incorreta a alternativa B, pois apesar de verdadeira sobre outro aspecto da Guerra Fria, não trata do aspecto específico do fenômeno que é abordado no texto.


É correta a alternativa C, pois o texto fala da criação de laços econômicos entre as economias capitalistas ocidentais, que estabeleceu e desenvolveu um sistema de "livre mercado" internacional que acabou por unir as economias destes países em um sistema supranacional único (o capitalismo).

Perguntas interessantes