Leia este texto de opinião
Bater pra quê?
Acho um absurdo donos de cachorros que querem educar ses animal através da violencia,
Ha varias tecnicas que podem ser utilizadas pra repreender um mau comportamento do cia.
Por exemplo recompensar o cachorro com um petisco ou carinho quando ele fizer a coisa certa.
incentivando a agir da maneira correta, será bem mais eficaz do que um tapa quando ele aprontar
Alem do que, è mono facil machucar o cachorro ao bater nele Quando o cão se comporta
mal na hora da raiva, o proprietario pode não ter controle de sua própria força
Imagine voce dando uma joelhada no peito do cachorro pra ele parar de pular em cima de
Sabia que fazendo so voce pode acabar até fraturando uma costela dele
E mesmo aqueles tapinhas que parecem inofensivos, como os petelecos no focinho, também
podem machucar se forem fortes demais, pois esta é uma região senstvel.
Leve em conta também que bater no cachorro não apenas coloca em risco o bem-estar fisico
dele, mas também a segurança de quem está agredindo e de outras pessoas que se aproximam
do animal. O cão pode reagir de maneira agressiva
quando percebe que vai ser atacado, principalmen
te se, antes de bater, o dono gritou ameaçando-o ou
olhou fixamente nos olhos dele
E essa reação contra quem o agrediu pode não
vir na hora Ha chance de acontecer com qualquer
outra pessoa que se aproxime do cachorro depois.
Isso porque o cão passa a ficar com medo de qualquer
movimento brusco e pode atacar até mesmo uma
criança que esteja querendo abraçá-lo, por exemplo.
No fim das contas, quando a punição é neces
saria, o ideal é associar o comportamento errado
a algo desconfortável para a cachorro A meu ver,
punições que causem apenas um susto, como cha
coalhar uma lata com moedas, ou um leve descon
forto fisico, como borrifar agua no focinho, são so
luções bem eficazes na hora de repreender. Assim,
ninguem se machuca... nem voce, nem o cachorro!
5. Nos textos de opinião, a linguagem empregada geralmente é direta e clara e eu de acordo com a norma-padrão. As vezes, dependendo do veículo de comunicação e do perfil do público que o autor pretende atingir, a variedade linguistica pode ser informal Observe atentamente a lingua gem do texto lido.
a) De qual veículo de comunicação S foi extraido o texto?
b) Que tipo de variedade linguistica foi empregada: a norma-padrão ou uma variedade não padrão? Formal ou informal? Justifique sua resposta.
c) Considerando o perfil dos leitores que se interessam por esse tipo de assunto e o veículo em que o texto foi publicado, você acha que a linguagem empregada pelo autor está adequada? Justifique a sua resposta.
6. O texto de opinião expressa o ponto de vista de seu autor. Por isso, é comum haver nele expres sões como Eu penso que, Eu acho que, No meu ponto de vista, Na minha opinião, A meu ver, Precisamos fazer isso, etc. Transcreva do texto duas expressões desse tipo.
Soluções para a tarefa
O grande problema é que as pessoas compram cães, gatos e aves sem ter a ideia de que criar um animal requer atenção, cuidados e uma vida financeira capaz de mantê-los. Infelizmente, a falta de informação e de planejamento, faz com que muitos animais sofram com o abandono ou mesmo maus tratos. Todos os dias, animais domésticos sofrem diversos tipos de violência, como: ficar preso por muito tempo sem comida e sem contato com seus responsáveis; viver em local impróprio ou anti-higiênico; envenenamento; agressão física; mutilação; falta de tratamento adequado quando o animal apresenta algum tipo de doença.
A questão é que nem todos têm condições emocionais ou mesmo financeiras de manter um animal em seu lar, além disso, existem pessoas que nem mesmo têm tempo para dar a eles um tratamento adequado. Isso é realmente preocupante, já que muitos procuram adquirir um bichinho de estimação para sanar algum tipo de carência, mas não entendem que eles precisam de atenção, tanto quanto seus donos.
A violência contra qualquer ser não pode continuar ocorrendo às vistas das autoridades brasileiras, sem que nada seja realmente feito. São Paulo necessita de um órgão competente para a apuração dos casos de maus tratos, com pessoal especializado, preparado e engajado nas causas ambientais. Hoje, há ainda muita dificuldade de registrar uma denúncia de violência aos animais numa delegacia comum. Há certo despreparo nesses locais, no que tange principalmente à militância ou mesmo o conhecimento dos direitos dos animais, esse despreparo resulta na minimização de casos de extrema violência. Tenho certeza que uma ação mais efetiva de órgãos competentes, além da punição rígida inibirá a ação dos criminosos
Resposta:
5. a) O tipo de veículo de comunicação foi extraído o texto provavelmente trata-se de um grande Jornal de mídia impressa, podendo ser conteúdo disponibilizado tanto em meio físico quanto uma postagem no ambiente virtual do jornal.
b) norma padrão da língua é aquela composta por um conjunto de regras da língua portuguesa que devem ser seguidas à risca. Normalmente é usada em trabalhos acadêmicos, entrevistas de emprego, etc.
Já a norma não padrão da língua é o oposto da norma padrão, isto é, há maior liberdade de expressão em relação à forma. É permitido o uso de gírias, por exemplo. Entretanto, não deve ser usado em todos os contextos, sendo preferível o seu uso com amigos e família.
c)Podemos dizer que sim, nessa horas devemos analisar um todo e exatamente quem foi o publico atingido, assim conseguimos entender o porque o texto foi escrito de tal forma. Vale lembrar que certos tipos de escritas não vão atingir todas as pessoas e assim teremos uma restrição de publico.
Nesse caso temos diferentes tipos de público que fazem uso da norma-padrão. Mas devemos também considerar o grau de escolaridade do público da revista a norma-padrão mais um pouco de informalidade também acaba sendo adequada nessa situação.
6. Os artigos de opinião como o nome já diz vai cotar a opinião da pessoa que nos fala, ou seja, do autor do artigo. Por isso é muito comum encontrar elementos como os citados, além dos elementos que podem ou não ser utilizados para convencer o leitor.
Sendo assim de acordo com o nosso texto podemos dizer que temos as seguintes expressões 'É decepcionante pensar que e Convenhamos ", claro que são forma de opinião um pouco mais sutil mas não deixa de ser expressões que falam sobre o que o autor pensa.
Explicação:
Espero ter ajudado em algo!