Leia este texto:
A representação literária contemporânea apresenta características complexas, tema que tem sido discutido nas várias perspectivas da crítica literária brasileira, a ênfase no estudo está vinculada as dinâmicas sociais na forma literária. Os autores dessa época tendem descrever o seu próprio universo em suas obras, o que muitas vezes correspondem também com a realidade de seu leitor. O espaço da narrativa em sua maioria é das grandes cidades, por sua vez representados por personagens de classe média, intelectuais e brancos que representam a voz da minoria. Referente a essa concepção, entende-se que o silêncio dos marginalizados é coberto por vozes que se sobrepõem a ele, vozes que buscam falar em nome deles, mas também, por vezes, é quebrado pela produção literária de seus próprios integrantes. Mesmo no último caso, tensões significativas se estabelecem: entre a "autenticidade" do depoimento e a legitimidade (socialmente construída) da obra de arte literária, entre a voz autoral e a representatividade de grupo e até entre o elitismo próprio do campo literário e a necessidade de democratização da produção artística. A Representação é sobrecarregada de conceitos errôneos, pois quem tem acesso à fala muitas vezes não representam com exatidão as coisas como elas realmente são. Os diversos olhares apresentam várias concepções e percepções e a realidade acaba sendo mascarada por estes agentes da voz que por sua vez assumem todo o contexto. Observa-se que na literatura contemporânea os representantes populares quase não são caracterizados como o autor de sua identidade. O outro acaba tomando posse, o que era e é ainda comum na sociedade, uma vez que a classe baixa, os negros e mulheres, por exemplo, não tinham direito de fala, tampouco eram considerados como seres capazes de produzir algo e suas opiniões não eram levados em conta.
Considerando o contexto apresentado e o que foi estudado a esse respeito, avalie as afirmativas a seguir:
I) Contos, crônicas, romances, novelas fazem parte do gênero prosa narrativa.
II) Ensaios, diálogos, textos jornalísticos fazem parte do gênero prosa demonstrativa.
III) A prosa poética é um texto que, embora apresente forma de prosa, tem função de poesia.
É correto o que se afirma em:
________________________________________
Alternativas:
• a)
Apenas I.
• b)
Apenas II.
• c)
Apenas III.
• d)
Apenas I e II.
• e)
I, II e III.
2)
Leia:
João e Maria gostam muito da disciplina de literatura e estão aprendendo a diferenciar a poesia da prosa. O professor Paulo Silva realizou uma atividade em que os alunos deveriam analisar duas obras considerando as perspectivas estéticas. Depois disso, o professor corrigiu coletivamente a atividade e citou uma passagem do artigo em que explica: A poesia e a prosa literária, sejam quais forem as configurações concretas por que se revelem, ao investirem-se nos diferentes modos literários (lírico, narrativo e dramático), com seus gêneros e subgêneros, tanto em sua relativa pureza e constância, como em suas híbridas mas fecundas combinatórias, sempre segundo a dinâmica de variação, aberta (ecológica) e inovadora, de natureza estilístico-época, que caracteriza o funcionamento do sistema semiótico-literário, constituem as duas grandes esferas da realização e da manifestação das criações da Literatura: os textos literários. O professor comentou com os alunos que a Literatura possui predominância nas manifestações escritas, mas há outras formas de vivenciá-la como as cantigas.
A prosa brasileira contemporânea dos anos de 1970 a 1990 apresenta como abordagem central:
________________________________________
Alternativas:
• a)
Prosa histórica, social e urbana.
• b)
Prosa clássica e grega-romana.
• c)
Prosa erudita britânica e alemã.
• d)
Única forma estética, estrutura fixa.
• e)
Estética predominantemente erudita.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Resposta:
AV2 substitutiva: E A E A C
Explicação:
Já foi corrigido, está certa
Respondido por
0
Analisando os gêneros textuais as respostas corretas são:
1) Todas as afirmativas estão corretas;
2) Trata-se do gênero prosa histórica, social e urbana.
Gêneros Textuais
1) É correto o que se afirma nos itens I, II e III.
- Crônicas - No item 1 temos exemplos de gêneros textuais da narrativa em prosa. As crônicas são textos narrativos que relatam acontecimentos de uma forma crítica, envolvendo os leitores de maneira criativa.
- Romances - Nos romances as narrativas tem um cunho amoroso, com personagens fictícios e textos longos. Sua narrativa pode ser linear ou não.
- Conto - No conto a narrativa cria um universo de seres, de fantasia .E na novela os personagens fictícios vão participando do desenrolar das cenas de forma gradual.
- Prosa demonstrativa - No item 2 temos exemplos de prosa demonstrativas que são os textos que pretendem explicar algo, um conhecimento, ensinamentos.
- Prosa poética - E no 3 a prosa poética que utiliza-se de um texto em forma de narração sem deixar de lado sua essência poética.
2) Na alternativa A temos o romance histórico que é uma narrativa ficcional com uma abordagem histórica. Há um diálogo entre a ficção e a realidade. No romance urbano o espaço se dá na cidade, retratando os costumes da burguesia.
Para saber mais sobre Gêneros Textuais acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/49569979
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Biologia,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás