Português, perguntado por camillyvitotia6175, 1 ano atrás

Leia este poema levando em consideração as palavras destacadas e relativamente aos recursos linguísticos e expressivos nele presentes identi fique a afirmação incorreta a na primeira e na segunda estrofe

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
95
Olá, Camilly, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

Esse exercício tem 5 alternativas, das quais apenas uma está incorreta:

a) Na primeira e na segunda estrofes, os artigos definidos destacados individualizam os substantivos aos quais se associam, atribuindo a cada um deles um caráter único e conhecido; é como se o leitor já soubesse, com antecedência, que esses elementos fazem parte da rotina do eu lírico.

b) O conteúdo semântico do conjunto de adjetivos do texto contribui decisivamente para criar a atmosfera de tristeza, desesperança e vazio existencial que emerge do poema. - incorreta, pois 

c) A associação do adjetivo lenta ao substantivo ladeira (verso 5) cria uma expressão de sentido inusitado, incomum, que realça a vagarosidade com que o eu lírico pretende "subir a ladeira".

d) Em noite escassa (verso 11) e insolúvel flautim (verso 12), os adjetivos exprimem percepções subjetivas do eu lírico que não podem ser captadas sensorialmente, isto é, pelos sentidos físicos.

e) As palavras insolúvel (verso 12) e eterno (verso 14), que originalmente são adjetivos, constituem casos de substantivação.

A resposta correta é a letra E. Isso porque, embora "eterno" seja um caso de substantivação ("ao eterno"), o termo "insolúvel" não é. O último é um adjetivo que caracteriza "flautim". Todas as outras afirmativas estão corretas, tendo em vista a leitura do poema.
Respondido por Masilisk
0

Olá! Vamos às questões!

Leia este poema levando em consideração as palavras destacadas e, relativamente aos recursos linguísticos e expressivos nele presentes, identifique a afirmação incorreta:

Soneto da perdida esperança

Perdi o bonde e a esperança.

Volto pálido para casa.

A rua é inútil e nenhum auto

passaria sobre meu corpo.

Vou subir a ladeira lenta

Em que todos os caminhos se fundem.

Todos eles conduzem ao

Princípio do drama e da flora.

Não sei se estou sofrendo

ou se é alguém que se diverte

por que não? na noite escassa

com um insolúvel flautim.

Entretanto há muito tempo

nós gritamos: sim! ao eterno.

a) (      ) Na primeira e na segunda estrofes, os artigos definidos destacados individualizam os substantivos aos quais se associam, atribuindo a cada um deles um caráter único e conhecido; é como se o leitor já soubesse, com antecedência, que esses elementos fazem parte da rotina do eu lírico.

b) (      ) O conteúdo semântico do conjunto de adjetivos do texto contribui decisivamente para criar a atmosfera de tristeza, desesperança e vazio existencial que emerge do poema.

R: perdida, pálido, inútil, lenta, escassa, insolúvel.

c) (      ) A associação do adjetivo lenta ao substantivo ladeira (verso 5) cria uma expressão de sentido inusitado, incomum, que realça a vagarosidade com que o eu lírico pretende "subir a ladeira".

d) (      ) Em noite escassa (verso 11) e insolúvel flautim (verso 12), os adjetivos exprimem percepções subjetivas do eu lírico que não podem ser captadas sensorialmente, isto é, pelos sentidos físicos.

e) (  X  ) As palavras insolúvel (verso 12) e eterno (verso 14), que originalmente são adjetivos, constituem casos de substantivação.

➜ Foi escolhida a alternativa "e" pois "eterno" é caso de substantivação: "ao eterno"; insolúvel não, pois funciona como adjetivo, caracterizando o substantivo flautim.

Espero ter ajudado!

                                                                             - By Doge

Aprimore ainda mais seus conhecimentos no Brainly!

Acesse brainly.com.br e explore a plataforma de estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes