Leia este poema de Álvares de Azevedo e veja como a literatura ultrarromântica representa representa a mulher. 4a)Álvares de Azevedo explora a apresentação sucessiva de imagens,criando um efeito quase cinematográfico no texto.Quais as diferentes imagens associadas à donzela? b)Qual é o cenário apresentado no texto? 5a)Cada estrofe pode ser dividida em duas partes: uma narrativa e outra em que o eu lírico estabelece uma interlocução com a donzela.Como essas duas partes contribuem para a construção do poema? 6a)Observe os vocativos utilizados pelo eu lírico em seus apelos à donzela. "Ó pálida fria,tem pena de mim!" "Estátua sem vida,tem pena de mim!", o que esses vocativos sugerem? 5b)No poema,quais outros termos confirmam essa conclusão? 7a)Apesar de frágil e doentia,a mulher também se mostra sensual.Como a sensualidade se manifesta no texto?
Soluções para a tarefa
01. Uma mulher, acorrentada a um rochedo, é ameaçada por um monstro marinho, que parece querer devorá-la. - O drama emerge da impossibilidade de fuga diante do perigo. 02. A aproximação entre os opostos é feita, no quadro de Doré, pelo confronto entre o monstro marinho e a jovem Andrômeda. - Sim. A bela Andrômeda representa a inocência e pode ser associada ao bem. 03. A nudez de Andrômeda faz com que a jovem esteja completamente exposta ao ataque do monstro. - A nudez que acentua a impressão de fragilidade da jovem é também a característica que dá sensualidade ao quadro. Da imagem para o texto 04. a) O poema começa com uma pálida donzela que corre pela areia da praia. Suas vestes são banhadas pela ondas do mar e a brisa balança seus cabelos negros. b) O cenário é uma praia, à noite, banhada pela lua. 05. Nas quatro primeiras estrofes, os quatro versos iniciais apresentam ao leitor as ações da donzela, que atua na cena descrita como a personagem principal. Assim, o conjunto dessas estrofes compõe a “história de uma jovem que corre pela areia da praia, senta-se e morre”. 06. a) Os vocativos sugerem a imagem de uma mulher morta. b) Além dos vocativos, os adjetivos imóvel, branca e gélidas (referindo-se especificamente às mãos da donzela) 07. Ao descrever o corpo da mulher, o eu lírico chama a atenção do leitor para suas formas femininas e faz com que um tom mais sensual passe a dominar a imagem da donzela que corre pela praia. 08. Álvares de Azevedo associa a beleza a uma virgem pálida e doentia. - Nas duas obras, a beleza se manifesta em momentos extremos de perigo e morte.
Álvares de Azevedo é um dos nomes da Segunda Geração da Poesia Romântica no Brasil.
Mesmo tendo sido um poeta que faleceu jovem (por volta de 20/21 anos), teve uma obra vasta.
A Segunda Geração é chamada de Ultrarromântica porque consegue atrair a maior carga de sentimentalismo. Uma das características é a evasão, isto é, o amor não se quer viver a realidade.
Além disso, a idealização do amor não é apenas gostar de outra pessoa. O romântico ama o amor.
Álvares de Azevedo escreveu Lira dos Vinte Anos, a qual foi publicada em 1853. Além disso, escreveu Macário, O Conde Lopo, Noite na Taverna e Poema do Frade.
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/6958529
Espero ter ajudado. Bons estudos!