Leia este fragmento de texto.
[...] Era, pois, necessário construir uma nova imagem da sociedade na qual ela, a burguesia, ocupasse o centro e não as margens do corpo social. Assim sendo, as grandes famílias que prosperavam com os negócios bancários e comerciais e os novos príncipes e monarcas começam a utilizar uma parte da sua riqueza para a construção de palácios no centro das cidades [...] Esses financiadores de uma nova cultura, burguesia, príncipes e monarcas, eram chamados de mecenas, isto é, protetores das artes. Seu objetivo não era somente a autopromoção, mas também a propaganda e difusão de novos hábitos, valores e comportamentos. [...]
A produção artística, portanto, acaba se tornando um dos focos principais desse confronto. As atividades e os campos de reflexão que mais preocupavam os pensadores renascentistas aparecem condensados nas artes plásticas: a filosofia, a religião, a história, a arte, a técnica e a ciência.
SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1985. p. 25.
De acordo com o texto:
A
O enriquecimento decorrente do comércio proporcionou aos burgueses a contratação de artistas para a produção de obras que expressassem a ascensão social desse grupo.
B
Os mecenas, denominação dada aos grandes proprietários rurais de Florença, passaram a investir nas construções de grandes palácios e fortalezas.
C
Os burgueses, financiadores dos artistas, acreditavam nas produções artísticas como forma de manter a ordem social na Idade Média.
D
Os filósofos e teólogos não acompanharam a renovação dos posicionamentos adotados pelos humanistas, preferindo pregar a destruição das novas produções artísticas.
E
Os pintores renascentistas, financiados por banqueiros e monarcas, negaram-se a produzir obras para a Igreja Católica ou de temas religiosos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
Resposta:
letra a
Explicação:
fiz no positivo on e deu certo :)
helpmepls87:
muito obg!!!!
Perguntas interessantes