Leia este fragmento de texto, atentando-se para o termo nele destacado.
– De que depende, porém, a realização de todos esses
empreendimentos que tornarão o Brasil forte, próspero e feliz?
– Da manutenção da ordem interna e da cooperação do povo com o governo. Um grandioso futuro delineia-se diante de nós. Mas a realização dessas esplêndidas possibilidades só será possível se a ordem interna não for alterada. Para isto, é imprescindível que, tanto as forças armadas como o povo, num movimento de coesão patriótica em torno do Presidente da República, se disponham a manter a ordem a todo o transe e a reprimir quaisquer tentativas de indisciplina e de oposição ao Estado Novo, que é a própria expressão orgânica da Nação.
LENHARO, Alcir. Sacralização da política. Campinas: Editora Unicamp, 1986. p.197.
Considerando o contexto histórico em destaque nesse fragmento, analise as afirmativas a seguir, identificando as corretas.
Durante a Ditadura Militar (1937-1945) foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que funcionou como um verdadeiro ministério ligado aos militares.
O DIP cuidava da censura prévia à imprensa, ao rádio, ao teatro e ao cinema, e só era permitida a publicação de notícias favoráveis ao governo.
O controle dos meios de comunicação permitia criar uma imagem de Getúlio como um governante que fazia o possível para ajudar a população mais humilde, sendo conhecido como “pai dos pobres”.
Uma das mudanças do Estado Novo foi a Constituição de 1937, a quarta do país, inspirada no texto da Constituição dos EUA, com características democráticas.
Está correto o que se afirma em
A) II e III, apenas.
B) I, II, III e IV.
C) III e IV, apenas.
D) I e II, apenas.
E) I e IV, apenas.
BAKAAAAAAAAA:
tmbm qr saber
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Letra A
Explicação:
A última não é pq foi inspirada na constituição da Polônia. E a primeira não é pois é Estado Novo ao invés de Ditadura militar
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
História,
1 ano atrás