Leia estas sentenças sobre o Governo Provisório de Getúlio Vargas. I. Era composto de representantes das elites estaduais vitoriosas e de militares que apoiaram a queda de Washington Luís. II. Uma das estratégias utilizadas para manter o equilíbrio político no Brasil foi permitir a autonomia nos estados. III. Boa parte da oposição a Vargas se desarticulou depois da derrota militar, e a maioria dos interventores recebeu apoio das elites locais, facilitando a consolidação do novo governo. Marque a alternativa que apresenta a(s) sentença(s) correta(s): *
A penas I.
A penas I e II.
A penas I e III.
A penas II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apenas a I e a III
Explicação:
a I está correta pois, na época, Washington Luís não seguiu as regras da Política do Café com Leite. Vargas fez acordos com o Partido Libertador do RS e com o Partido Republicano Rio-Grandense. Vargas teve grande apoio da população por conta de comícios, e com a ajuda do Partido da Aliança Liberal, manipulou os votos e venceu as eleições.
a II está errada, pois o Brasil nunca teve em sua história, estados totalmente autônomos, essa prática é comum nos Estados Unidos atual, e apesar de movimentos que buscavam essa autonomia, nenhum deles se concretizou.
a III está correta pois, os interventores eram como governadores de seu próprio estado nomeados diretamente por Vargas, como possuíam apoio em seus estados, facilitaram a consolidação do governo de Vargas já que a maioria esmagadora o apoiava.