Português, perguntado por anliy74, 7 meses atrás

~ Leia esta crônica de Adélia Prado. Em seguida, responda às questões a ela referentes.

Rodando

Depois de muita e boa chuva, Célia voltava de Belo Horizonte para sua casa no interior do Estado. Era bom viajar de ônibus, vendo. Era possível ¹ QUE PELA PRIMEIRA VEZ O VERDE BROTAVA COM FORÇA. Ouviu um passageiro falando pra ninguém: que cheiro de mato! Sol farto! Pessoas humildes desfilavam, a moça e seu namorado com bota de imitação de peão boiadeiro iam de mãos dadas, com certeza à casa de uma tia da moça, comunicar ²QUE PRETENDIAM SE CASAR. Uma avó engraçada com seu neto também passou, ela de sombrinha, ele de calça comprida de tecido. Iam onde? Célia fantasiou, ah, com certeza à casa de uma comadre da avó, uma amiga dela de juventude.
O menino ia sentir demais a morte daquela avó que lhe pegava na mão de um jeito que nem sua mãe fazia. Desceram três moços de bermuda e camisa do Clube Atlético Mineiro, e um quarto com grande inscrição na camiseta: SÓ CRISTO SALVA! Camiseta e bermuda não favorecem a ninguém, ela pensou desgostosa com a feiura das roupas. Bermudas principalmente, teria que se ter menos de dez anos pra se usar aquela invenção horrorosa. Teve dó dos moços, tadinhos, que só conheciam futebol e dupla sertaneja. Foi um pensamento soberbo, arrependeu-se na hora. Era preconceituosa, lembrou-se de ³ QUE GOSTARA MUITO DE UM JOGO DE FUTEBOL EM LONDRINA, rodeada de alegria.
À medida que o ônibus deslizava pela rodovia, Célia observava a incrível paisagem. Concluiu sonolenta, o mundo está certo. Assistia ao mundo, rodava macio tudo, o ônibus, a vida, nem protagonista nem autora, era figurante, nem ao menos fazia o ponto naquele teatro perfeito, era só plateia. Aplaudia, gostando sinceramente de tudo. Contra céu azul e cheiro de mato verde, Deus regia o Planeta. Estava muito surpresa com a perfeita mecânica do mundo e muitíssimo agradecida por estar vivendo. Porque um dia, e pode ser um único dia em sua vida, uma daquelas pessoas humildes sai de seu barraco, à noite, e se maravilha. Chama seu compadre de infortúnio: vem cá, homem, repara se tu já viu um céu mais estrelado e mais bonito que este! Para isso vale nascer.
1. Adélia Prado, em sua crônica, defende a ideia de que *
1 ponto
a) O melhor é viajar de ônibus porque não corremos riscos de acidentes ou assaltos.
b) O melhor é viajar de ônibus, pois chegamos ao nosso destino descansados.
c) O melhor é viajar de ônibus, assim, podemos contemplar a natureza.
d) O melhor é viajar de ônibus porque podemos fazer amigos.
e) O melhor é viajar de ônibus uma vez que chegamos ao nosso destino mais rápido.

Soluções para a tarefa

Respondido por Ketlinkauane
5

Resposta:

e)O melhor é viajar de ônibus uma vez que chegamos ao nosso destino mais rápido

Explicação:

quando eles chegaram lá,contemplaram um céu estrelado

Marque como a melhor por favor


Ketlinkauane: sim
anliy74: Obg
anliy74: 3. O último parágrafo do texto é introduzido por uma oração adverbial deslocada. Qual o valor semântico que ela expressa?
Ketlinkauane: oi tudo bem com você
anliy74: Oiee
Ketlinkauane: desculpa miga de não ter te ajudado
Ketlinkauane: foi um erro...mas ainda bem que te ajudaram
anliy74: D boa
anliy74: Pse
Ketlinkauane: quero ser sua amiga
Perguntas interessantes