Leia esta anedota:
Bichos preguiça
Juca Pacatão e seu filho, Felismino, tinham fama de serem os sujeitos mais preguiçosos do mundo. Em uma manhã de inverno, ainda deitados, travaram o seguinte diálogo:
— Felismino!
— Qui é, pai?
— Se tivé chovendo nóis hoje não vai trabaiá.
— Claro que não, pai.
— Intão levanta e vai vê se tá chovendo.
— Levantá pra quê, pai? Chama os cachorro e se eles tivé moiado é pruquê tá chuvendo...
Almanaque Brasil de cultura popular.
A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta:
(A)
conforme ilustra o texto, a introdução ao diálogo é um exemplo de como o autor, enquanto narrador, ignora as exigências da norma culta da modalidade escrita da língua portuguesa.
(B)
se transcritos os três primeiros parágrafos, marcados pelos travessões, para o discurso indireto e seguindo o padrão da norma culta, o início do diálogo entre pai e filho poderia ser assim redigido: O pai chamou o filho para dizer-lhe que, se estivesse chovendo, eles não iriam trabalhar hoje.
(C)
o texto “Bichos preguiça” mostra uma forma peculiar de escrita, caracterizada pelo uso da linguagem familiar, porém adequada à norma padrão, sem regionalismos ou desvios gramaticais.
(D)
o texto acima exemplifica o uso da linguagem em função predominante metalinguística, uma vez que a anedota está centrada no próprio código.
(E)
o texto mostra uma situação em que a linguagem usada é inadequada ao contexto e ainda não condiz ao suporte onde a anedota fora publicada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
na minha opiniao acho que e a alternativa E
Perguntas interessantes