Leia esses textos:
Texto 1
“(...) a finalidade da vida política era a justiça na comunidade. A noção de justiça fora, inicialmente, elaborada em termos míticos, a partir de três figuras principais: themis, a lei divina que institui a ordem do Universo; cosmos, a ordem universal estabelecida pela lei divina; e dike, a justiça entre as coisas e entre os homens, no respeito às leis divinas e à ordem cósmica. Pouco a pouco, a noção de dike torna-se a regra natural para a ação das coisas e dos homens e o critério para julgá-las”.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2012. p. 444
Texto 2
“(...) a polis nasce por convenção entre os seres humanos quando percebem que lhes é mais útil a vida em comum do que em isolamento. Convencionam regras de convivência que se tornam leis, nomos. A justiça é o consenso quanto às leis e a finalidade da política é criar e preservar esse consenso”.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2012. p. 444
Texto 3
“A finalidade da política era a justiça entendida como concórdia, conseguida na discussão pública de opiniões e interesses contrários. O debate dos opostos, a exposição persuasiva dos argumentos antagônicos, deviam levar à vitória do interesse mais bem argumentado, aprovado pelo voto da maioria”.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2012. p. 444
Escolha a alternativa que apresenta na sequência correta a quem se devem tais explicações:
Escolha uma:
a. Gregos - gregos – gregos.
b. Sofistas - gregos – gregos.
c. Gregos - sofistas – sofistas.
d. Gregos - sofistas – gregos.
e. Sofistas - sofistas – gregos.
Soluções para a tarefa
Alternativa c: Gregos - Sofistas - Sofistas
Na Grécia Antiga, haviam professores itinerantes que percorriam as cidades ensinando, mediante pagamento, a arte da retórica às pessoas interessadas. A principal finalidade de seus ensinamentos era introduzir o cidadão na vida política. Tudo o que temos desses professores são fragmentos e citações e, por isso, não podemos saber profundamente sobre o que eles pensavam. Aquilo que temos de mais importante a respeito deles foi aquilo que disseram seus principais adversários teóricos, Platão e Aristóteles.
Eles eram chamados de sofistas, termo que originalmente significaria “sábios”, mas que adquiriu o sentido de desonestidade intelectual, principalmente por conta das definições de Aristóteles e Platão. Aristóteles, por exemplo, definiu a sofística como "a sabedoria (sapientia) aparente mas não real”.
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