Leia esse fragmento de carta aberta: Querido Estudante, [...] O teu problema? O teu problema é pura e simplesmente achares que tens um problema. Ultrapassado esse obstáculo e aceites os teus limites, serás capaz de ir muito mais além do que julgavas conseguir. Como mencionei há pouco, um novo mundo está a surgir dentro de ti, e é natural que este pareça demasiado complexo para se encaixar na superficialidade que te rodeia. Os teus sonhos e as tuas ambições, a tua complexidade e as tuas asas...talvez os testes não sejam capazes de as reconhecer agora, mas não as cortes por isso. Elas permitirão ao futuro brindar-te com momentos maravilhosos, que te farão olhar para trás e compreender que tudo isto valeu a pena. É certo que não é nada fácil alimentar o presente tumultuoso com um futuro eventualmente feliz...mas está provado que tu és bem capaz de aceitar grandes desafios. Aceita só mais este, pois pode fazer-te muito bem. O que é que fazes? Como é que superas toda esta realidade afinal? Simples: sonha. Vê cada um dos dias difíceis como uma oportunidade de tornar o futuro mais simples. Constrói sobre cada barreira uma ponte e uma janela, para que possas olhar para trás e relembrar-te do que superaste. Acredita em ti, reconhece o teu valor. Afinal, há valores muito mais importantes do que os que aparecem no cabeçalho das folhas de teste...quantas pessoas além de ti se podem orgulhar de os ter? Espero que estas palavras te possam acompanhar durante muito tempo e que, de alguma forma, te tenham dado sentido e te tenham feito sentir alguma coisa. Como o bom estudante que és, tenho a certeza que as compreendeste. Agora é hora de ser um bom jovem e de as colocar em prática. ALVES, Beatriz Sofia. Carta Aberta a um jovem (estudante). Disponível em: . Acesso em 14 ago. 2020 1) No trecho “Como mencionei há pouco, um novo mundo está a surgir dentro de ti, e é natural que este pareça demasiado complexo (...)”, a palavra ESTE refere-se a * 1 ponto A) um teste. B) um sonho. C) uma ambição. D) um novo mundo. 2) Na última linha dessa carta aberta é possível ler: “Agora é hora de ser um bom jovem e de AS colocar em prática.”, a quem o pronome AS está fazendo referência? * 1 ponto A) aos estudantes. B) aos desafios. C) às palavras. D) à carta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- d) um novo mundo.
2- c) às palavras.
Explicação:
1- No trecho “Como mencionei há pouco, um novo mundo está a surgir dentro de ti, e é natural que este pareça demasiado complexo (...)”, a palavra ESTE refere-se ao novo mundo que surge dentro do jovem estudante.
2- Em: “Agora é hora de ser um bom jovem e de AS colocar em prática.”, o pronome AS está fazendo referência/retomando “às palavras”, termo citado no parágrafo anterior.
Respostas do dia 29/06/2021
Arte | 9ª Ano | Aula 29 | 1- A 2- A
Ed. Física | 9º Ano | Aula 29 | 1- C 2- A
História | 9º Ano | Aula 44 | 1- A 2- C
Português | 9º Ano | Aula 73 | 1- D 2- C
Matemática | 9º Ano | Aula 74 | 1- B 2- C
Espero ter ajudado <3
1. A palavra ESTE refere-se a:
D) um novo mundo.
2) O pronome AS está fazendo referência:
C) às palavras.
Explicação:
Observe que pode-se substituir os pronomes acima pelos termos aos quais eles se referem:
"[...] um novo mundo [...] e é natural que este pareça demasiado complexo"
> é natural que o novo mundo pareça complexo
"Espero que estas palavras te possam acompanhar [...] Agora é hora de ser um bom jovem e de as colocar em prática."
> É hora de colocar as palavras em prática.
Quando são usados pronomes para retomar termos, temos coesão referencial.
Há três tipos de coesão referencial:
por anáfora - quando há retomada de termos e ideias;
por catáfora - quando há antecipação de termos e ideias;
por elipse - quando há omissão de termos.
Leia mais em:
brainly.com.br/tarefa/23801764