leia e faça um resumo com suas palavras, sobre os acontecimentos mais importantes. 63 pts nisso véi Portugal e Espanha estiveram por vários séculos dominados pelos Mouros (islâmicos) até que ocorreu o movimento chamado de reconquista cristã: quando as populações portuguesas e espanholas combateram e expulsaram os mouros e retomaram a Penísula bérica (território de Espanha e Portugal). A partir daí, esses dois reinos começaram a se organizar internamente criando moeda padrão, marinha e exército. Graças a invenção das caravelas (barcos movidos a velas e vento), eles conseguiram comercializar seus produtos pelo mar. Tentando chegar as Índias, acabaram chegando nas Américas e descobrindo esse território que antes era desconhecido pelos europeus, mas que já era habitado pelos indígenas. Espanha e Portugal eram avançadas em seu tempo, e como descobriram o território Americano ao mesmo tempo, criaram acordos para dividir o território. Entre esses acordos, o mais importante foi o Tratado de Tordesilhas: que dividiu os territórios portugueses (leste) e espanhóis (oeste) através da linha de Tordesilhas. Os territórios descobertos, em grande parte, foram utilizados para o plantio da Cana de Açucar, devido o clima quente. A princípio, os trabalhadores eram escravos indígenas (habitantes locais), mas com o passar do tempo passaram a ser substituídos por escravos vindos de reinos africanos (como o Congo, por exemplo). A questão da escravidão é complexa, e os indígenas resistiram essa escravidão e fugiam com maior facilidade por conhecerem o território e rotas de fuga em florestas; já os escravos africanos eram trazidos para terras desconhecidas e eram praticamente reféns. Os territórios europeus eram governados por Reis (Monarcas) que haviam herdado ou conquistado esses territórios, e quando morriam, passavam o território para os seus descendentes. Eram coroados pela Igreja e na maioria dos casos tinham total poder de governo. Chamamos isto de absolutismo: quando o Monarca possuía poderes totais de governo. Este período passou a ser chamado de Antigo Regime nos fins do século XVIII (18), por causa da Revolução Francesa: que matou líderes religiosos, membros da família real e qualquer pessoa que não aceitasse as idéias iluministas (baseadas na razão, no racionalismo). Por causa dos ideais iluministas, os direitos do Homem foram criados para estabelecer leis sem necessitar de religião e como consequência, levou a derrubada das monarquias, o enfraquecimento da Igreja e depois a abolição da escravidão em todo o mundo.
Soluções para a tarefa
Portugal e Espanha estiveram por vários séculos dominados pelos Mouros (islâmicos) até que ocorreu o movimento chamado de reconquista cristã: quando as populações portuguesas e espanholas combateram e expulsaram os mouros e retomaram a Penísula bérica (território de Espanha e Portugal). Esses dois reinos começaram a se organizar internamente criando moeda padrão, marinha e exército. Entre esses acordos, o mais importante foi o Tratado de Tordesilhas: que dividiu os territórios portugueses (leste) e espanhóis (oeste) através da linha de Tordesilhas.
Os territórios europeus eram governados por Reis (Monarcas) que haviam herdado ou conquistado esses territórios, e quando morriam, passavam o território para os seus descendentes. Eram coroados pela Igreja e na maioria dos casos tinham total poder de governo. Chamamos isto de absolutismo: quando o Monarca possuía poderes totais de governo. Este período passou a ser chamado de Antigo Regime nos fins do século XVIII (18), por causa da Revolução Francesa: que matou líderes religiosos, membros da família real e qualquer pessoa que não aceitasse as idéias iluministas (baseadas na razão, no racionalismo)