Leia.
Dois anos após Getúlio Vargas assumir a liderança do
país, pondo um ponto final na Primeira República, já enfren-
tava a oposição numa guerra que tinha como bandeira o
retorno à normalidade constitucional.
Soluções para a tarefa
A questão completa trata sobre a Era Vargas e sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. A política trabalhista de Vargas ajudou na implementação da ditadura do Estado Novo, mas com o poder das reinvidicações da população, foram convocadas eleições para a formação da Assembleia Nacional Constituinte e em 1934 foi promulgada a nova Constituição. Sendo assim, é correto o que se afirma em 01, 02 e 04, totalizando 07 pontos, resposta correta: letra C.
Revolução Constitucionalista de 1932
Vargas foi um grande estadista e durante a sua ditadura do Estado Novo, com forte viés comunista, houve um embate de militares contra as tropas federais, tendo esta última vencido. Contanto, o forte apelo da população em eleger a Assembleia Nacional Constituinte foi tamanha que Vargas atendeu ao desejo da população e permitiu que as eleições fossem realizadas.
A Constituição de 1934 abordava questões eleitorais, nacionalistas e trabalhistas.
Segue abaixo a questão completa para melhor entendimento:
"Sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 e a Era Vargas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Durante o governo provisório de Getúlio Vargas (1930-1934), as relações entre o governo federal e os políticos paulistas foram marcadas por grande tensão e instabilidade. Os paulistas, além de resistirem aos interventores, ainda suportavam a perda de controle sobre as decisões referentes à política econômica.
02. Apesar da derrota militar do movimento constitucionalista de 1932 para as tropas federais, Vargas acabou atendendo à principal reivindicação dos paulistas e convocou eleições para a formação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Em 1934, foi promulgada a nova constituição do país.
04. Entre as principais disposições contidas na Constituição de 1934, destacavam-se as questões eleitorais, as leis trabalhistas e as ações nacionalistas.
08. A política trabalhista de Vargas contribuiu para sua aproximação com os ideais comunistas e para a implantação da ditadura do Estado Novo (1937-1945), com o grande apoio da Aliança Nacional Libertadora.
16. Após a Constituição de 1934, e com a positiva repercussão de suas ações no governo provisório, Getúlio Vargas foi eleito presidente pelo voto direto com expressiva votação e apoio popular."
Saiba mais sobre a Era Vargas em:
https://brainly.com.br/tarefa/3425590
#SPJ1