Sociologia, perguntado por rijunior1947, 1 ano atrás

Leia do texto a seguir:

Uma família inteira na China cometeu suicídio depois de acumular uma grande dívida em cartões de crédito. As mortes despertaram um debate nacional no país sobre os perigos ao fácil acesso a crédito. A tragédia aconteceu na cidade oriental de Xangai. A família – marido, esposa e um filho de 25 anos de idade – acendeu um recipiente com carvão em sua casa e esperou que os gases letais os matassem. De acordo com a polícia, que interrogou parentes depois que os corpos foram encontrados, a família estava desesperada por nunca ser capaz de pagar uma montanha em dívidas que acumularam com uso de cartões de crédito. Os parentes disseram aos policiais que a família já havia comentado em tirar a própria vida, mas eles não levaram o aviso a sério.

Você estudou, que o sociólogo Émile D u r k h e i n apresenta diferentes tipos de suicídio. De acordo com a perspectiva do autor, o trecho jornalístico acima, pode ser classificado, como sendo:
Suicídio estrutural.


Suicídio anômico.


Suicídio altruísta.


Suicídio egoísta

Soluções para a tarefa

Respondido por anacarolinajba
6

Resposta: Suicídio anômico

Explicação: segundo a etimologia de Èmile Durkheim, a saber:

• Suicídio Egoísta: é aquele em que o ego individual se afirma demasiadamente face ao ego social, ou seja, há uma individualização desmesurada. As relações entre os indivíduos e a sociedade se afrouxam fazendo com que o indivíduo não veja mais sentido na vida, não tenha mais razão para viver;

• Suicídio Altruísta: é aquele no qual o indivíduo sente-se no dever de fazê-lo para se desembaraçar de uma vida insuportável. É aquele em que o ego não o pertence, confunde-se com outra coisa que se situa fora de si mesmo, isto é, em um dos grupos a que o indivíduo pertence. Temos como exemplo os kamikazes japoneses, os muçulmanos que colidiram com o World Trade Center em Nova Iorque, em 2001, etc.;

Suicídio Anômico: é aquele que ocorre em uma situação de anomia social, ou seja, quando há ausência de regras na sociedade, gerando o caos, fazendo com que a normalidade social não seja mantida. Em uma situação de crise econômica, por exemplo, na qual há uma completa desregulação das regras normais da sociedade, certos indivíduos ficam em uma situação inferior a que ocupavam anteriormente. Assim, há uma perda brusca de riquezas e poder, fazendo com que, por isso mesmo, os índices desse tipo de suicídio aumentem. É importante ressaltar que as taxas de suicídio anômico são maiores em países ricos, pois os pobres conseguem lidar melhor com as situações de anomia social.

Perguntas interessantes