Leia, com muita atenção, a fábula a seguir: colibri - fábula
Certa vez, começou um grande incêndio numa floresta. Preocupados, os animais fugiam da selva em chamas. Quando todos se encontraram em um lugar seguro, bem distante do fogo, ficaram apenas olhando. Eles sentiam que nada podiam fazer, pois o incêndio era enorme. No entanto, um pequeno colibri decidiu que tentaria apagar o fogo.
O pássaro foi até o rio próximo, pegou uma gota de água, sobrevoou a floresta em chamas e lançou a gota que carregava no bico. Enquanto ele ia e vinha, os outros animais lhe perguntavam: “O que você está fazendo? Você não pode fazer nada; você é muito pequeno e este incêndio é muito grande”. Alguns animais tinham bicos bem grandes, e não ajudavam.
Mas o colibri estava convencido de que podia apagar o incêndio e continuou jogando pequenas gotas nas chamas que consumiam as árvores.
Ao final, diante da floresta queimada, o colibri disse que tinha feito o melhor que podia. Se todos fizerem a sua parte, é possível salvar a floresta.
PERGUNTAS:
Questão 1 – A fábula se caracteriza por apresentar, como personagens, os animais. Porém, os comportamentos deles são relativos aos seres humanos. Identifique os personagens da fábula e os tipos de pessoas que eles representam.
Questão 2 – Identifique e explique a moral da história:
Questão 3 – A fábula se estrutura em quatro parágrafos. Identifique a finalidade de cada um deles, numerando conforme orientação:
Primeiro parágrafo.
Segundo parágrafo.
Terceiro parágrafo.
Quarto parágrafo.
____ Revelar uma mensagem edificante, a moral da história.
____ Mostrar a persistência do colibri perante o fogo que destruía a floresta.
____ Contar a atitude do colibri diante do incêndio.
____ Apresentar o problema que se iniciava na floresta.
Questão 4 – Releia esta passagem da fábula:
“[…] você é muito pequeno e este incêndio é muito grande. Alguns animais tinham bicos bem grandes, e não ajudavam.”
Identifique o efeito de sentido expresso pela conjunção “e” no contexto acima:
Questão 5 – Justifique o emprego das aspas no texto:
Questão 6 – Foram utilizados os seguintes termos para a referência ao personagem principal da fábula, o colibri, exceto:
a) o pássaro
b) um pequeno colibri
c) ele
d) o animal
Soluções para a tarefa
Os outros animais- Pessoas pessimista, que desistem fácil diante dos problemas.
2- A moral, é que mesmo que as coisas não pareçam que vão dar certo, e que pareçam grades de mais para nossa capacidade, a gente deve tentar e fazer nosso melhor diante daquilo.
4- O e a ideia de adição..
5- As aspas servem para representar a fala dos personagens.
6- letra d, o animal
1 - O Texto se refere ao uso da palavra Colibri, que é utilizado como uma referência ao indivíduo persistente, ou seja, perseverante em busca e que tenta sempre novas coisas.
A fábula se mostra como contos infantis que podem representar reflexões para todas as idades através de um conselho, onde em alguns outros exemplos como a fábula da lebre e da tartaruga, os três porquinhos, entre outras como a do Colibri.
Como o autor observa esse olhar para o pássaro apresentado na fábula?
A ideia central do que foi exposto no texto é contar uma história que ilustre uma lição de moral que é apresentada ao leitor ao final da fábula.
Mais sobre a criação literária:
https://brainly.com.br/tarefa/4525677
2 - A moral da história é apresentada pelo autor a partir do animais que existiam nela, o Colibri é perseverante, e os outros animais apresentados são tidos como pessimistas.
Qual a síntese da moral do texto?
O autor nos mostra que mesmo que as coisas pareçam que irão dar errado, eles darão certo no final, basta tentar se adaptar as situações que existem ao nosso redor.
A moral da história pode transformar a vida dos indivíduos e na forma como eles irão se comunicar com a sociedade, fortalecendo assim suas condições de comunicação, jamais inferior aos demais, apenas diferente, merecendo o respeito e a empatia dos demais.
Mais sobre os contos maravilhosos:
https://brainly.com.br/tarefa/11419206
3- O primeiro parágrafo visa apresentar o problema que se iniciava na floresta, o segundo parágrafo visa mostrar a persistência do Colibri perante o fogo que destruía a floresta, o terceiro parágrafo visa contar a atitude do Colibri diante do incêndio, por fim, o último parágrafo visa mostrar a moral da história, ou seja, Revelar uma mensagem edificante.
Como o autor constrói a narrativa?
Fazendo uso de uma introdução, um desenvolvimento e um fim, construindo a narrativa a partir do olhar do próprio autor.
Mais sobre os contos infantis:
https://brainly.com.br/tarefa/13505202
4 - Nessa frase, o autor nos apresenta uma conjunção, trazendo uma ideia de soma, afirmando que o incêndio é muito grande, trazendo inclusive um tom de preocupação já que alguns animais tinham bicos grandes e podiam sair feridos, não ajudando a combater o incêndio.
Como podemos entender uma conjunção?
Ela pode ser definida a partir de uma classe de palavras invariável, ou seja, elas não possuem variação de singular ou plural e nem são definidas por gênero, feminino ou masculino.
O objetivo da conjunção é unir palavras, orações, grupos de palavras e até mesmo períodos.
Mais sobre Verbos:
https://brainly.com.br/tarefa/7068733
5 - As aspas tem um objetivo: apresentar a fala dos personagens e auxiliar o leitor a entender. que faz parte da construção narrativa por parte do narrador e o que dá prosseguimento a história a partir das falas dos personagens.
Como podemos interpretar o uso das aspas?
Elas representam um recurso gráfico que é empregado aos pares em uma produção textual, ou seja, as aspas abrem e fecham uma ideia, ou um discurso, por isso, ela se apresenta como um sinal de pontuação que enfatiza palavras e expressões, indicando também as citações do texto.
Mais sobre a linguagem formal:
https://brainly.com.br/tarefa/6189361
6 - A alternativa D se apresenta como correta. Em nenhum momento o Colibri foi chamado de animal, na realidade, ele em diversos momentos é confundido como um indivíduo para os leitores que não estão inteirados na trama, o Colibri é tido como um animal que realmente faz a diferença na floresta, sendo esse o seu papel, porém, em diversos momentos ele é desacreditado, sendo sua ação para combater o incêndio algo louvável.
Como o autor faz uso da sensibilidade no texto?
A partir da perseverança do Colibri que buscou sempre seguir em frente e caminhar em direção a fuga das dificuldades, como um verdadeiro protetor da floresta.
Mais sobre contos:
https://brainly.com.br/tarefa/30804369