História, perguntado por pereirahistória19, 1 ano atrás

Leia com atenção:


Uma de suas marcas fundamentais é a relação de caráter pessoal entre as massas e o governante, relações estas carregadas de emotividade, de cunho paternalista e personalista, envoltas numa complexa rede de significações e simbologias. O Estado é personificado na pessoa de um líder carismático, que tem o povo como depositário da legitimação de seu poder. Estabelece-se entre as duas partes uma relação direta, marcada por uma lealdade pessoal à figura do governante, não às instituições estatais. (PARGA, Francisca R. O líder e a massa no populismo latino-americano. Revista Ameríndia, 2006, p.2).


O fragmento acima se refere a uma política marcante no cenário latino-americano. A partir das leituras realizadas, podemos afirmar que o populismo:


A :foi um fenômeno político rural, resultante do programa de nacionalização de empresas estrangeiras e da reforma agrária nos latifúndios.


B: foi um fenômeno político urbano, que se caracterizou pela maior presença popular nas disputas político-eleitorais em diversos países latino-americanos, durante o processo de modernização econômica entre os anos 30 e 60 do século XX.


C :tinha como traço marcante a fidelidade dos governos às camadas marginalizadas da população, cujos líderes carismáticos eram responsáveis pela diminuição do papel do Estado nas questões sociais e políticas, em nome das boas relações entre as classes.


D :foi fenômeno político nacionalista, característico do processo de formação dos Estados Nacionais, na América Latina, em que se reuniram múltiplas classes sociais em torno de grandes projetos políticos.


E :tinha como característica uma estrutura política autoritária, burocrática, baseada no nepotismo e nas grandes mobilizações de massa que se seguiram aos diversos golpes militares na América Latina.

Soluções para a tarefa

Respondido por rosimara8326
3

Resposta:

Alternativa B.

Explicação:

Perguntas interessantes