Leia com atenção:
Segundo Bettelheim (1988), as crianças, ao brincarem de faz de conta, podem lidar com questões psicológicas complexas, experienciando emoções e sentimentos, como dor, medo, perda, conceitos de bem e mal, possibilitando construir autoconfiança e superar obstáculos da vida real.
Analise as afirmativas a seguir:
I- O jogo simbólico permite a criação de zonas de desenvolvimento proximal, visto que a criança, ao representar um objeto por outro, atribui-lhe um significado diferente do original.
II- Na brincadeira a criança pode construir novos sentidos e uma situação difícil vivenciada por ela poderá ser compreendida de forma diferenciada pela experiência da brincadeira.
III- Várias emoções vivenciadas no dia a dia da criança poderão ser compreendidas quando experienciada por meio de um jogo simbólico.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas em relação a atividade do jogo simbólico:
Alternativas:
a)
Apenas I e II estão corretas.
b)
Apenas I está correta.
c)
Apenas III está correta.
d)
Apenas II está correta.
e)
I, II e III estão corretas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E I, II e III estão corretas.
Explicação:
I- O jogo simbólico permite a criação de zonas de desenvolvimento proximal, visto que a criança, ao representar um objeto por outro, atribui-lhe um significado diferente do original.
II- Na brincadeira a criança pode construir novos sentidos e uma situação difícil vivenciada por ela poderá ser compreendida de forma diferenciada pela experiência da brincadeira.
III- Várias emoções vivenciadas no dia a dia da criança poderão ser compreendidas quando experienciada por meio de um jogo simbólico.
AV2 - LUDICIDADE E EDUCAÇÃO
CORRIGIDO PELO AVA
1 - e) 4- 2- 3- 1
2 - a) I, II e III estão corretas
3 - e) I, II e III estão corretas
4 - a) A ludicidade integrada ao currículo promove possibilidades da criança ter vivências significativas de aprendizagem e desenvolvimento.
5 - e) tecnologia - irreversível