Filosofia, perguntado por j0n4th4nl1ma, 1 ano atrás

Leia com atenção:

"Para Aristóteles, a ética trata das ações que dependem da escolha de quem age."

De acordo com o estudado na unidade, essa afirmação pode ser classificada como:

a.
Parcialmente falsa (só no que se refere às ações).

b.
Falsa.

c.
Verdadeira.

d.
Parcialmente verdadeira (só no que se refere às ações).

e.
Incorreta, pois o tema não é tratado na unidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por galdino42
112
A afirmação é verdadeira.

A ética grega era amplamente entendida como voltada para a felicidade. O termo do grego antigo normalmente traduzido como "felicidade" era "eudaimonia", que pode ser compreendido como significando uma boa condução da vida, uma condução realizada ou favorecida por uma divindade. Aristóteles pensava que felicidade era o mesmo que viver bem, que passar uma vida exercendo atividades virtuosas, em conformidade com a parte racional da alma humana

Nesse sentido, a vida virtuosa, o bem viver, era viver constantemente agindo de maneira virtuosa, fazendo escolhas moderadas e bem pensadas, devendo a ética ajudar nesse processo de tomada de decisões. Sendo assim, a ética trataria justamente de ações dependentes de deliberações humanas, não tendo nada a dizer sobre outros tipos de ações (involuntárias, irracionais etc.). A ética aristotélica lida com as escolhas guiadas pela razão.
Respondido por Cinesifero
86

Resposta correta:

Alternativa: "C" Verdadeira

Aristóteles formulou uma classificação dos tipos de conhecimento. Os teoréticos compreendem as coisas da natureza sobre as quais não temos nenhum controle ou poder de deliberação (escolha); por exemplo, a mudança das estações. Por outro lado, as ciências práticas (práxis) são aquelas cujos acontecimentos dependem diretamente da deliberação do agente. Nesse rol, podem ser relacionadas tanto a política como a ética.

Agir ou não de maneira virtuosa dependerá da deliberação de quem age.

A ética trata das ações que dependem da escolha de quem age.

Perguntas interessantes