Leia com atenção os versos finais do poema " Jardim da praça da Liberdade " , de carlos Drummond de Andrade.
De repente uma banda preta vermelha retinta
suando bate um dobrado batuta na doçura do Jardim.
Repuxos espavoridos fugindo.
[...]
a) Identifique um dos recursos sonoros empregados nos versos, explicando o efeito expressivo obtido.
B) Interprete o último verso do poema, indicando o sentindo da palavra repuxos e explicando por que os repuxos estão "espavoridos fugindo".
Preciso urgente
Soluções para a tarefa
a. Os recursos sonoros empregados no texto são determinantes para a presença de uma certa musicalidade no decorrer da leitura. Isso ocorre com a utilização de aliteração, por intermédio da repetição de fonemas e consoantes.
b. Os "repuxos" citados na última estrofe são os jatos d'água nas fontes das praças, que figuradamente fogem da ameça apresentada pela banda, que perturba e impede a paz na praça.
a) Os recursos sonoros empregados no texto se fazem presentes com a menção a uma banda, que faz com que o texto tenha musicalidade. Percebe-se a utilização de aliteração, que é a repetição de fonemas e consoantes no início de cada palavra.
b) O sentido da palavra "repuxos", que está colocada no último verso do poema, se dá porque esta se refere aos jatos de água que jorram das fontes que ficam localizadas nas praças. Esses repuxos estariam fugindo da banda que ali chegara para tocar, caracterizando uma ameaça à paz que ali reina.
Leia mais sobre aliteração em:
https://brainly.com.br/tarefa/5404041