História, perguntado por teran1, 10 meses atrás

Leia com atenção os excertos a seguir: Excerto I: ​"Deus protege todos os governos legítimos, qualquer que seja a forma em que estão estabelecidos: quem tentar derrubá-los não é apenas um inimigo público, mas também um inimigo de Deus" (BOSSUET, 1967). BOSSUET, Jacques-Bénigne. Politique tirée des propres paroles de l’ Ecriture Sainte. Geève: Droz, 1967. (Edição crítica com introdução e notas de Jaques Le Brun). Excerto II: “A Monarquia é a mais comum, a mais antiga e também a mais natural forma de governo. [...] os homens nascem todos súditos: é o império paternal, que os costuma a obedecer, acostuma-os, ao mesmo tempo, a terem um só chefe... Jamais se possui maior união do que sob um chefe; jamais se possui também maior força, porque tudo concorre para o mesmo fim” (BOSSUET, 1967). BOSSUET, Jacques-Bénigne. Politique tirée des propres paroles de l’ Ecriture Sainte. Geève: Droz, 1967. (Edição crítica com introdução e notas de Jaques Le Brun). Excerto III: ​“Autorizo este homem ou esta assembleia, e lhe abandono o meu direito de governar-me a mim mesmo, com a condição de transferires para ele o teu direito, autorizando de maneira semelhante todas as suas ações”. HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Nova Cultural, Coleção Os Pensadores, 2001 [1651] Considerando a leitura da Unidade V do livro da disciplina de História Moderna e a análise crítica dos excertos aqui apresentados, redija um texto dissertativo descrevendo: A - O período histórico a que os excertos se referem. B - A principal ideia transmitida por cada um deles. C - A principal característica do período histórico representado.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
16

A - Os textos se referem ao período do Absolutismo, em que sistemas políticos fortemente centralizados e autoritários, sem participação popular, passaram a dominar o cenário Europeu.

B - Em I a principal ideia é que o fundamento do poder político é a vontade divina,  em II que a monarquia é um modelo tradicional, que está de acordo com a natureza humana e em III que em prol do benefício comum, os súditos abrem mão da sua liberdade e se permitem serem governados

C - A principal característica do período era que os governos eram centralizados, os governantes tinham plenos poderes e não existiam Constituição ou garantis jurídicas para os súditos.

Perguntas interessantes