Leia com atenção os enunciados abaixo:
COTAS SOCIAIS TÊM MAIS APOIO POPULAR DO QUE AS RACIAIS
Após mais de uma década da implantação do sistema de reserva de vagas pelos critérios sociais e raciais nos vestibulares das universidades federais - que teve início na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2003 -, a sociedade brasileira está longe de adotar um consenso em relação ao tema. Um levantamento realizado em todo o país pela Paraná Pesquisas a pedido da Gazeta do Povo mostrou que 73,9% dos entrevistados apoiam as cotas destinadas a alunos carentes e advindos de escolas públicas, mas apenas 48,5% acreditam que alunos negros e indígenas devam ter o mesmo direito - em relação às cotas raciais, a opinião está bem dividida: 45,6% se dizem contra.
Disponível em: . (adaptado).
I. No modelo de Estado brasileiro, o governo atua como promotor do desenvolvimento econômico e social. Para alavancar a economia o estado intervém regulando o mercado para que ele atenda às demandas como um todo. Já no que diz respeito à igualdade social, temos, como exemplo, as cotas sociais.
PORQUE
II. Assim, busca-se solucionar um problema de desigualdade social. Sendo a educação um meio de diminuir as desigualdades sociais, por possibilitar mais e melhores oportunidades de trabalho, implantar as cotas sociais para ingresso nas universidades públicas que significou uma medida que objetivou solucionar o problema a curto prazo, enquanto busca-se, por outro lado, possibilitar uma melhora na educação básica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Se você acha que a resposta correta é "As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.", então eu te apoio, porem por parecer muito simples eu não te dou a certeza.
Perguntas interessantes