Leia com atenção os dois textos a seguir:
Texto I
Harmonia nervosa que desola,
vento noturno entre os arvoredos
a erguer fantasmas e secretos medos;
nas suas cordas um soluço rola...
Texto II
Estranho mimo, aquele vaso! Vi-o,
Casualmente, uma vez, de um perfumado
Contador(1) sobre o mármore luzidio,
Entre um leque e o começo de um bordado.
Glossário:
(1) contador: armário antigo, com gavetas pequenas.
Uma leitura comparativa dos dois textos mostra:
A
Um aspecto diferenciador entre o Simbolismo (texto II) e o Parnasianismo (texto I): este último se volta mais para o mundo exterior, enquanto os autores do primeiro estilo preferiram ambientes fechados.
B
Uma semelhança entre o Simbolismo (texto I) e o Parnasianismo (texto II): ambos se voltam para a realidade imediata, quase sempre relacionada ao universo artístico, representado, aqui, pela harpa e pelo vaso.
C
Um aspecto diferenciador entre o Simbolismo (texto I) e o Parnasianismo (texto II): a tendência deste último à descrição do impalpável e a opção do primeiro pela representação exterior dos objetos.
D
Uma semelhança entre o Simbolismo (texto I) e o Parnasianismo (texto II): nos dois estilos, percebemos referências a um mundo espiritualizado, sem ligação com a realidade imediata.
E
Um aspecto diferenciador entre o Simbolismo (texto I) e o Parnasianismo (texto II): a descrição deste se prende a elementos concretos, enquanto o primeiro explora imagens mais abstratas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
E
Explicação: O primeiro texto simbolista pela linguagem que sugeria a realidade se utilizando de símbolos, metáforas, sinestesias etc. O segundo parnasianismo, isso já elimina várias alternativas. D não pode ser pois os dois estilos não falam de realidade imediata.
Perguntas interessantes