Leia com atenção o trecho de Til, de José de Alencar, para responder ao que se pede.
[Berta] - Agora creio em tudo no que me disseram, e no que se pode imaginar de mais horrível. Que assassines por paga a quem não te fez mal, que por vingança pratiques crueldades que espantam, eu concebo; és como a suçuarana, que às vezes mata para estancar a sede, e outras por desfastio entra na mangueira e estraçalha tudo. Mas que te vendas para assassinar o filho de teu benfeitor, daquele em cuja casa foste criado, o homem de quem recebeste o sustento; eis o que não se compreende; porque até as feras lembram-se do benefício que se lhes fez, e têm um faro para conhecerem o amigo que as salvou.
[Jão] - Também eu tenho, pois aprendi com elas; respondeu o bugre; e sei me sacrificar por aqueles que me querem. Não me torno, porém, escravo de um homem, que nasceu rico, por causa das sobras que me atirava, como atiraria a qualquer outro, ou a seu negro. Não foi por mim que ele fez isso; mas para se mostrar ou por vergonha de enxotar de sua casa a um pobre-diabo. A terra nos dá de comer a todos e ninguém se morre por ela.
[Berta] - Para ti, portanto, não há gratidão?
[Jão] - Não sei o que é; demais, Galvão já pôs-me quites dessa dívida da farinha que lhe comi. Estamos de contas justas! acrescentou Jão Fera com um suspiro profundo.
a) Nesse trecho, Jão Fera refere-se de modo acerbo a uma determinada relação social (aquela que o vinculara, anteriormente, ao seu “benfeitor”, conforme diz Berta), revelando o mal-estar que tal relação lhe provoca. Que relação social é essa e em que consiste o mal-estar que lhe está associado?
b) A fala de Jão Fera revela que, no contexto sócio-histórico em que estava inserido, sua posição social o fazia sentir-se ameaçado de ser identificado com um outro tipo social ņ identificação, essa, que ele considera intolerável. De que identificação se trata e por que Jão a abomina? Explique sucintamente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
a) A relação referida no texto diz respeito a Luís Galvão, um homem de grandes posses e que não tinha nenhum contato emocional com os seus serviçais, e Jão Fera, um homem pobre.
O único vínculo existente entre os dois é social e econômico, já que Jão, apesar de não ser escravo, vivia de favor na fazenda. O mal-estar é causado por Jão saber que dependia do Luís Galvão para sobreviver.
b) Jão não gostaria de ser confundido com os escravos, e utilizava a expressão preconceituosa de “ralé da enxada” para se referir a eles.
Ele repugna o tipo de trabalho exercido pelos escravos e diz que prefere ser um capanga a trabalhar com enxada.
Espero ter ajudado! :)
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Pedagogia,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás