Pedagogia, perguntado por juascarparo, 10 meses atrás

Leia com atenção o trecho da matéria abaixo: É verdade que, em algumas regiões do mundo, se retira o clitóris das mulheres? Sim. A clitoridectomia, como é chamada, é um ritual de passagem, ou iniciação, praticado na África, Oriente Médio e sudeste asiático há 2 000 anos. O objetivo é evitar que a mulher tenha prazer sexual. As vítimas em geral são bem jovens – entre uma semana e 14 anos – e os tipos de extirpação variam. Pode ser retirado desde uma parte do clitóris até os pequenos lábios da vagina. As operações são seguidas de muita dor e sangramento. Como são feitas em condições precaríssimas de higiene, com tesouras, facas e navalhas, o número de infecções é muito grande e boa parte das mulheres operadas torna-se estéril. Está provado também que a prática não traz nenhum benefício para o organismo feminino. A Organização Mundial de Saúde estima que entre 80 e 114 milhões de mulheres já passaram por esse ritual macabro. O número de mortes decorrente é desconhecido, pois as tribos não acreditam que a prática possa matar alguém, o que dificulta a contabilidade. É uma prática ligada aos costumes dos povos, sem relação direta com a religião. Não é verdade que o Alcorão (a bíblia islâmica) defenda o costume.
Acesso em 14/02/2019.
O relativismo cultural é uma corrente teórica que pressupõe que cada aspecto cultural só é compreensível dentro do seu contexto cultural próprio e que as culturas são equivalentes entre si.
Essa ideia parte de qual base teórica:
Escolha uma:
a. Na microfísica do poder de Michel Foucault.
b. Na dominação tradicional de Max Weber.
c. Na recusa ao sistema de Herbert Marcus.
d. Nas estruturas invariáveis do pensamento de Lévi-Strauss.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
1

Alternativa D está correta.

Um bom exemplo para essa perspectiva relativista da cultura está na indagação do autor que as culturas vão e voltam, assim como o tempo que passa mas carrega elementos do passado, por isso, a cultura é um trem e nós indivíduos sociais somos os passageiros.

Deste modo, cada cultura representa um trem e possui um sentido, onde todos se encontram apesar de suas diferenças pois caminham pelo mesmo trilho mas mesmo em direções opostas chegaremos no mesmo lugar.

Perguntas interessantes