Direito, perguntado por EDYMARRY, 10 meses atrás

Leia com atenção o texto base a seguir:
As transformações encaminhadas no processo do plano Real refundam o poder político, um novo Estado brasileiro pós-nacional, desenvolvimentista. O Plano Real propicia um salto histórico, uma fase distinta da revolução democrática brasileira, na qual passam a fluir, em novas bases, as incertezas, preferências e escolhas dos atores. Ao ser eleito em 1994, FHC disse, em discurso no Senado Federal, que aquelas eleições encerraram a transição e consolidaram a democracia. A transição democrática deu-se ao mesmo tempo que a crise de do Estado desenvolvimentista. A Ideia de FHC é compreensível na rnedida em que, desde o Plano Real, o regime democrático passa a mover-se num novo padrão de poder de Estado, ao que se chegou por um processo que rearranjou as esferas sociopolítica e político-institucional. Isso não significa fazer juízo de valor aprobativo do Plano Real, porque a reforma monetária e as mudanças estruturais a ela vinculadas não têm tido eficácia no cumprimento de algumas de suas metas e promessas fundamentais: recuperação da capacidade cie investimento do Estado, desenvolvimento económico, geração de emprego e justiça social_ Novas e antigas contradições passam e continuam a desafiar os atores dominantes e dominados na etapa histórica liberalizante efetivada desde as eleições de 1994.
IANONI, Marcus Políticas Públicas e Estado: o Plano Real, Lua Nova, São Paulo, n. 78, p. 143-183, 2009.
A partir, dessas informações, descreva e caracterize os principais aspectos econômicos perseguidos pelo Plano Real, iniciado no Brasil a 27 de fevereiro de 1994.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
6

O Plano Real, plano econômico adotado em 1994 para tirar o Brasil da crise econômica estabelecida e que só crescia. O objetivo do plano foi lançar uma moeda de valor próximo ao dólar, além de dolarizar implicitamente a economia.


Foi criado um novo indexador (Unidade Real de Valor), além da introdução da nova moeda. Isso possibilitou a estabilização da economia, reajustando preços relativos e diminuindo a inflação.


Também foi um de seus objetivos zerar o déficit público, com ajuste de contas e redução de gastos, juntamente do aumento de arrecadação com os gastos públicos. Com isso, ainda houve a abertura econômica brasileira, dispersando o consumo e tornando o mercado competitivo.

Perguntas interessantes