Pedagogia, perguntado por gislainef12, 1 ano atrás

Leia com atenção o texto abaixo

Silva e Carvalho, no texto, ”O LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE DIFUSÃO DE IDEOLOGIAS E O PAPEL DO PROFESSOR INTELECTUAL TRANSFORMADOR”, afirmam: O livro didático pode ser considerado um importante instrumento no processo educacional, no momento em que é um espaço onde as ideias são veiculadas, onde se transmite e se transfere conhecimentos dos mais diversos tipos, do senso comum ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos ligados à difusão e perpetuação de valores, ideais e costumes, dentre muitos outros. Neste contexto, Méndez (2003) ao destacar a importância e necessidade do texto escolar, aponta algumas características que tornam a utilização do livro didático imprescindível no espaço escolar, dentre as quais podemos destacar: um instrumento pedagógico; um mecanismo do processo de ensino e de aprendizagem; um material de capacitação; um instrumento legitimador do aparelho educacional; etc. Podemos perceber, assim, a significativa importância do livro didático na escola, seja em seus aspectos pedagógicos e sua influência na aprendizagem e desempenho dos alunos, seja pela importância “mercadológica” que tem alcançado enquanto mercadoria econômica . Porém, a importância que queremos destacar é o aspecto político e cultural do livro didático , principalmente enquanto instrumento de difusão, reprodução e representação dos valores de determinada sociedade, ou seja, o livro didático, seja qual for a análise que se queira fazer, é um espaço privilegiado de circulação e difusão de ideologias, é um espaço onde são difundidos aspectos políticos, culturais, científicos, valorativos, de gênero, etnia, papel social, dentre muitos outros, que caracterizam determinada sociedade e, dentro desta, os grupos, classes e os próprios indivíduos. Os discursos e as imagens veiculadas nos livros didáticos têm o poder de representar pessoas, costumes, posturas e valores, podem contribuir para “dizer” que determinados costumes, posturas ou ações estão “certas” ou “erradas”, devem ser “imitadas” ou “sancionas”, dentre inúmeros outros aspectos que transitam ideologicamente pelas páginas destes materiais nas escolas.

De acordo com a aula 39, como deve ser a postura do professor em relação ao livro didático?

Escolha uma:
a. O professor deve estar preparado para a criticidade seja em relação à redação, ou aos textos apresentados, avaliando-os se estão adequados aos seus alunos.
b. Os livros didáticos estão de acordo com os valores culturais, sociais de cada região do Brasil, cabendo ao professor apenas desenvolver as atividades.
c. Não cabe ao professor estabelecer críticas ao que foi proposto pelos educadores dos setores educacionais.
d. O professor não precisa questionar o material pedagógico apresentado no livro didático, pois este é preparado de acordo com a orientação dos docentes.


gislainef12: A resposta correta é a A " O professor deve estar preparado para a criticidade...." Fiz e acertei.

Soluções para a tarefa

Respondido por emanuel1999pb
1
a. O professor deve estar preparado para a criticidade seja em relação à redação, ou aos textos apresentados, avaliando-os se estão adequados aos seus alunos. 

Porque um bom professor verifica ao pé da letra se tudo está certinho, cito ate um exemplo o meu livro de Fisica é cheio de erros os resultados não batem com as respostas que estão nele e o professor percebeu e comunicou a editora do livro. Se ele não percebesse achariamos que nos estavamos fazendo tudo errado.
Perguntas interessantes