História, perguntado por Belinhalaulau, 1 ano atrás

Leia com atenção o texto abaixo:

Os negros estiveram presentes desde o início da formação social brasileira, sendo possível afirmar que suas culturas e, consequentemente, suas religiões contribuíram para forjar as identidades formadas no Brasil. Compreender a escravidão é, de certa maneira, uma tentativa de entendimento da cultura brasileira e das religiões presentes e formadas no Brasil. (BRITO, Ênio José da Costa. MALANDRINO, Brígida Carla. História e Escravidão: Cultura e Religiosidade Negras no Brasil – Um Levantamento Bibliográfico. Revista de Estudos da Religião – REVER, 2007. Disponível em http://www.Pucsp .br/rever/rv4_2007/i_brito.htm.

A relação escravista de trabalho marcou profundamente o processo histórico de formação do Estado Brasileiro, criando tensões sociais por opor senhores e escravos. Partindo desta afirmação, é possível dizer que:

Alternativas:
a)As relações de trabalho no século XIX, no Brasil, eram bastante complexas, já que permitiam brechas no sistema escravista, como a autorização dada pelos senhores aos escravos para que pudessem produzir para subsistência e até vender a produção.
b)O sistema escravista funcionou apenas como sistema de produção, não se relacionando com as formas políticas praticadas no Brasil, já que o negro não fazia parte, de forma alguma, da política.
c)A explicação mais clara sobre as relações de trabalho estabelecidas no Brasil durante o século XIX é aquela que leva em consideração a relação de dualidade que opunha radicalmente senhor e escravo.
d)Apesar de existirem diversos tipos de escravidão, como a urbana, a doméstica e a rural, todos eles eram idênticos quanto ao modo de tratar o escravo, que não tinha nenhum direito ou benefício nem mesmo relação com o senhor e sua família.
e)
Não havia uma oposição entre senhores e escravos, uma vez que a força de trabalho já estava estabelecida e os senhores tentavam integrar os escravos na relação de força social, que reforçava a soberania do senhor.

Soluções para a tarefa

Respondido por llucassinacio881
0
d)Apesar de existirem diversos tipos de escravidão ,como a urbana ,a doméstica e a rural ,todos eles eram idênticos quanto ao modo de tratar o escravo ,que não tinha nenhum direito ou benefício nem mesmo relação com o senhor e sua família.

josifeitosarocha: 1- a) As relações de trabalho no século XIX, no Brasil, eram bastante complexas, já que permitiam brechas no sistema escravista, como a autorização dada pelos senhores aos escravos para que pudessem produzir para subsistência e até vender a produção.
Respondido por calebuffs
4
a)

As relações de trabalho no século XIX, no Brasil, eram bastante complexas, já que permitiam brechas no sistema escravista, como a autorização dada pelos senhores aos escravos para que pudessem produzir para subsistência e até vender a produção. 


josifeitosarocha: 1- a) As relações de trabalho no século XIX, no Brasil, eram bastante complexas, já que permitiam brechas no sistema escravista, como a autorização dada pelos senhores aos escravos para que pudessem produzir para subsistência e até vender a produção.
Suzy555: Obrigada
Perguntas interessantes