Leia, com atenção, o texto a seguir.
O descobrimento da historicidade do homem é um elemento básico de toda a antropologia moderna. O homem moderno tem consciência muito viva de estar inserido numa história que está sendo feita pelo próprio homem, enquanto que em épocas anteriores a história não parecia estar propriamente nas mãos do homem: era dada pelo destino ou pela “providência”. Ora, a subjetividade unida à aguda sensibilidade histórica implica a forte rejeição de toda “alienação”, dado que esta comporta o ser despossuído de ou mesmo para ser possuído por outro ou por alguma coisa. Implica igualmente exigências concretas de liberdade e autonomia, em todos os planos da existência. (RÚBIO, Alfonso Garcia. Unidade na pluralidade. São Paulo: Paulinas, 1989, p. 28)
Tendo em conta as dimensões de historicidade e subjetividade destacadas no texto, avalie as afirmativas a seguir.
I O espírito do homem moderno é identificado pelo desejo de liberdade e emancipação que se faz presente em diferentes âmbitos da vida humana (trabalho, relações sociais e de gênero, religião).
II O reconhecimento da qualidade de ser histórico redimensiona o homem moderno como homem-sujeito, emancipado das tutelas da religião e livre das predestinações.
III O espírito do homem moderno é identificado pela admissão da interioridade como espaço de autoconhecimento e compreensão da verdade como iluminação divina.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II e III.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Explicação:
tc93516189:
?????
Perguntas interessantes