Pedagogia, perguntado por beatrizbfanti21, 1 ano atrás

Leia, com atenção, o texto a seguir.

Nas primeiras aulas do ano letivo, quando chegava à escola, uma criança de 5 anos era obrigada a ficar sentada em silêncio a espera do comando do professor. Vindo de uma família que tinha muito gosto em conversar, contar casos e histórias, seu avô reunia os netos e os envolvia na dramatização, sentia muita vontade de conversar com os colegas e professores, conhecer suas histórias e contar suas descobertas, recusando-se em ficar quieto em silêncio. Ao notar como seu filho estava ficando triste, mais calado e sem vontade de ir à escola, a mãe procurou a diretora para conversar a respeito. Os professores e a diretora afirmaram que aquela conduta era necessária para manter a disciplina e evitar a desordem na sala de aula. Antes do término do primeiro semestre, a família preferiu mudar a criança de escola.

(Fragmento elaborado pela professora responsável)



Conforme disposto na Base Nacional Comum Curricular, “é na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista” (BNCC, 2018, p. 38).



Considerando a situação apresentada, e a justificativa da BNCC, desenvolva três argumentos que considerem alguns dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento infantil: as inteligências intrapessoal e interpessoal, o respeito a diversidade cultural e a construção da autonomia da criança.



----- !Um argumento pode ser definido como uma construção discursiva-argumentativa cujo ponto de partida é sempre uma ideia, um conceito ou uma hipótese previamente identificada, bem como uma afirmação acompanhada de justificativa.-----



Nesta atividade, será avaliada a sua capacidade argumentativa e reflexiva a respeito do que está sendo proposto, assim elabore sua resposta com coerência e, no mínimo, 3 linhas para cada argumento.

Soluções para a tarefa

Respondido por Kfranco23
18
Conforme a situação apresentada, percebe-se que a criança, assim como os outros alunos da classe, é obrigada manter uma postura ou um comportamento que não lhe é característico e nem faz parte de seu mundo de convivências. A educação se mostra ser regida pelo autoritarismo. À criança cabe o dever de responder aos comandos do professor.

As inteligências intrapessoal e interpessoal, o respeito a diversidade cultural e a construção da autonomia são muito importantes para o desenvolvimento da criança e devem ser considerados durante todo o processo de aprendizagem.

Quando se valoriza o ato de interagir dos educandos com os outros educandos e com o professor, respeitando sempre a individualidade, constrói-se a concepção de que existem diferentes pontos de vista e os quais devem ser valorizados. 

É durante o processo interativo é que se compreende o outro e se elimina os preconceitos, aprende-se também a respeitar a diversidade cultural, pois a sala de aula é um lugar com pessoas diferentes. 

E como mediador, e não como detentor do conhecimento, o professor pode despertar a autonomia dos seus educandos a partir do momento em que possibilita a eles a oportunidade de refletir sobre o conhecimento estudado em sala de aula. Aqui, fala-se de um aprendizado compreendido de forma mútua e, ao mesmo tempo, individualizado.




moniquecoutos2: uau ficou muito bom em
Kfranco23: Obrigada : )
Respondido por lucianoco
1

Resposta:

1) D

2) D

Explicação:

Confia ta certinho bons estudos ^^

Perguntas interessantes