Geografia, perguntado por Rhaysa13, 10 meses atrás

Leia, com atenção, o texto a seguir. a população brasileira vem apresentando transformações na sua estrutura etária ao longo das distintas fases da transição demográfica. Diferentemente do que ocorria antes, quando a população apresentava uma estrutura etária expressivamente jovem, realçada em pirâmides etárias de bases amplas, na atualidade, constatam-se mudanças significativas no formato da pirâmide. Esta progressiva ampliação da expectativa de vida da população brasileira tem sido objeto de estudos e conduzido a demandas de politicas publicas que atendam aos novos desafios impostos por essa nova conjuntura pressa nova conjuntura e perspectiva demográfica. Comumente essas transformações são relacionadas a atuação de cada um dos principais componentes da dinâmica demográfica, tais como fecundidade, mortalidade e migração. Com base no texto e nos conhecimentos que possui sobre o tema enfocado, analise as proposições abaixo.
 A fecundidade no Brasil foi diminuindo ao longo dos anos, basicamente como consequência das transformações ocorridas na sociedade.
 Os avanços da medicina e as melhorias nas condições gerais da vida da população repercutem no sentido de elevar a medida de vida do brasileiro.
 As taxas de natalidade iniciaram sua trajetória de declínio em meados de 1960, com a introdução e as difusões dos métodos anticonceptivos orais no brasil.
 O Brasil apresenta diminuição crescente da mortalidade infantil decorrente, dentre outros fatores, da ampliação de acesso a serviços de saúde e saneamento básico. Entretanto, ainda possui elevado numero de óbitos quando se compara com alguns países da América do sul.
 A migração internacional é um dos fatores de maior impacto na composição atual da estrutura estaria e na expectativa de vida nos pais.
a) F-V-F-F-F
b) V-V-V-V-F
c) F-V-V-F-F d
) V-F-V-V-F
e) V-F-F-F-F

Soluções para a tarefa

Respondido por nillysiqueira7
26

Resposta:

Alternativa B.

alternativa a, c, d, e estão incorretas haha.

Respondido por juhvihbih
10

Resposta:

V – V – V – V – F.

Explicação:

As quatro primeiras proposições são verdadeiras: o processo de urbanização, a disseminação dos métodos contraceptivos, o ingresso da mulher no mercado de trabalho e a elevação da renda são alguns dos processos que resultaram em queda da taxa de fecundidade, ou seja, o número médio de filhos por mulher de idades entre 15 e 49 anos; o aumento da expectativa de vida nas últimas décadas é consequência das melhorias médico-sanitárias, da urbanização e da elevação da renda, entre outros fatores; a disseminação dos métodos contraceptivos na década de 1960, em especial a pílula anticoncepcional, foi um fator fundamental para a redução das taxas de natalidade; e, embora as taxas de mortalidade infantil sejam decrescentes, a posição ocupada pelo Brasil é inferior a países como Argentina, Chile, Costa Rica, entre outros. A última proposição é falsa: os fatores de maior impacto na composição etária da população brasileira são a queda da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida.

Perguntas interessantes