Leia, com atenção, o fragmento de texto que segue: Quando se fala em aprendizagem, é impossível deixar de abordar a avaliação, pois ela oferecerá os parâmetros para o percurso escolar tanto do aluno, quanto do professor. A avaliação está diretamente ligada ao ponto de vista adotado em relação à aprendizagem. Para os que são adeptos do sistema “prêmio e castigo”, ela é classificatória e via de regra encerra-se na emissão de notas ou conceitos. Para esse grupo de professores, parece que nota alta é o único objetivo de todo o seu trabalho. No topo da lista classificatória encontram-se os chamados melhores, e no sopé, os piores. Entre uns e outros, aqueles que como entraram na escola, permanecem até o fim, sem que sequer se vislumbre uma possibilidade de que poderiam avançar mais. Se o aluno aprendeu, ou o que aprendeu, ou o que deveria ter aprendido e não aprendeu, ou porque tudo isso aconteceu, questões importantíssimas a serem discutidas na instituição cuja finalidade máxima é ensinar, não frequentam a pauta das reuniões. Só se fala de resultados finais, ou seja, de pontos e notas. Esta cultura está tão arraigada, que em anos de discussão sobre avaliação, ainda não foi modificada. Em outro extremo, situam-se os professores que utilizam a avaliação para tomar decisões a respeito das novas práticas a serem adotadas em suas aulas, para que os alunos consigam apreender o que deveriam. Os instrumentos de avaliação passam a ser diversificados e adequados a cada situação de aprendizagem. Cada um desses instrumentos deve revelar ao professor que dificuldades foram superadas pelos alunos, e quais ainda persistem, para que ele possa renovar suas práticas de modo a atender as necessidades ainda não satisfeitas. Examine as assertivas que seguem, atribuindo V para a verdadeira e F, para as falsas, em consonância com o ponto de vista adotado por professores que utilizam a avaliação para tomar decisões, de acordo com o fragmento de texto lido:
( ) Muitas vezes, a aprendizagem não precisa ser comprovada através de provas ou exercícios. Imaginemos uma situação em que o professor oriente os alunos quanto à utilização do laboratório de Química, ou da Biblioteca. Para avaliar se suas orientações foram suficientes, bastará observar como os alunos passam a utilizar esses ambientes.
( ) Cada aluno traz seu aporte de conhecimentos construídos no decorrer de sua existência em consequência das experiências que vivenciou.
( ) O ritmo de desenvolvimento das pessoas é absolutamente individual.
( ) Assim como devem ser diversificados os instrumentos de avaliação, devem-se, igualmente, diversificar as atividades a serem desenvolvidas de modo a contemplar as individualidades. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V ,V, V.
b. F, F, F, F.
c. V, V, F, F.
d. F, F, V, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
resposta certa...V,V,V,V.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás