Leia, com atenção, o fragmento de texto extraído do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova:
A educação nova, alargando a sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando-se para formar "a hierarquia democrática" pela "hierarquia das capacidades", recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação. [...] A escola socializada, reconstituída sobre a base da atividade e da produção, em que se considera o trabalho como a melhor maneira de estudar a realidade em geral (aquisição ativa da cultura) e a melhor maneira de estudar o trabalho em si mesmo, como fundamento da sociedade humana, se organizou para remontar a corrente e restabelecer, entre os homens, o espírito de disciplina, solidariedade e cooperação, por uma profunda obra social que ultrapassa largamente o quadro estreito dos interesses de classes.
(Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf. Acesso em: 14/12/2015)
Segundo os signatários do Manifesto de 1932, a educação, propondo-se ao fim da manutenção dos interesses de classe, faz surgir um modelo de escola. Acerca da concepção de escola presente no texto acima, assinale a alternativa CORRETA.
Fundada sobre o princípio da individualidade, a escola deve assumir o caráter social como condição para o desenvolvimento das capacidades intelectuais.
Fundada sobre o princípio da vinculação com o meio social, a escola deve superar o caráter discriminatório do ensino, constituindo-se como espaço humano, solidário e de aquisição da cultura.
Fundada sobre o princípio do trabalho, a escola deve constituir-se como espaço da formação da “hierarquia das capacidades”, reiterando a meritocracia como base do desenvolvimento social.
Fundada sobre o princípio da utilidade, a escola deve organizar-se como espaço disciplinar voltado para o desenvolvimento das forças produtivas.
Fundada sobre a base da atividade produtiva e vinculada aos interesses de classe, a escola deve organizar e desenvolver os meios da ação durável que dirige o progresso científico.
4 SEMANA
Questão 2/2 Valor da questão: 3,50
A chegada da República trouxe à tona importantes mudanças no campo social e econômico. Destas, destacam-se a remodelação das relações do trabalho escravo para o trabalho livre assalariado, expansão dos setores de prestação de serviços e da pequena indústria; o crescimento urbano, das camadas médias e do proletariado urbano formado pelos imigrantes. Segundo Aranha (2006, p. 298-299), quanto à instrução “o projeto político republicano visava a implantar a educação escolarizada, oferecendo o ensino para todos. É bem verdade que se tratava ainda de uma escola dualista, em que para a elite era reservada a continuidade dos estudos, sobretudo o científico [...] enquanto o ensino para o povo ficava restrito ao elementar e profissional”. Sobre o projeto político republicano para a educação, é CORRETO afirmar que:
O caráter reformista da sociedade representou um retrocesso no discurso pedagógico libertário, ao impor uma didática comportamentalista baseada nos castigos físicos.
Os processos democráticos em que se baseavam as reformas da instrução aplicadas na Primeira República corrigiram as distorções do acesso à escola e garantiram a mesma qualidade da educação em todos os estados brasileiros.
Os esforços políticos e dos intelectuais no advento da República garantiram que a meta de ampliação do acesso à escola e da transformação das pessoas em “cidadãos de verdade” fosse plenamente cumprida.
O ideário republicano reconhecia na educação o caminho para a superação das carências populares, incorporando as grandes camadas da população na senda do progresso nacional.
O ideário republicano implicou profundas mudanças no campo social, promovendo a democratização do acesso à educação e garantia da permanência na escola.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Fundada sobre o princípio da vinculação com o meio social, a escola deve superar o caráter discriminatório do ensino, constituindo-se como espaço humano, solidário e de aquisição da cultura.
Perguntas interessantes