História, perguntado por heitorgusmao, 6 meses atrás

Leia com atenção o fragmento abaixo e responda a questão a seguir:

Crise e decadência do Império Romano A partir dos séculos II e III d.C., o Império Romano iniciou uma forte crise que levou à fragmentação de sua parte ocidental, apesar de o lado oriental permanecer existindo sob o nome de Império Bizantino. Essa crise estava relacionada com a instabilidade política, social e econômica enfrentada por Roma. Por volta do século III, o Império Romano começava a passar por uma enorme crise econômica e política que, combinada com fatores externos, seria decisiva para a decadência do Império. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano. Com o fim das conquistas territoriais, diminuiu o número de escravos, provocando uma queda na produção agrícola e uma crise do sistema escravista. Na mesma proporção, caia o pagamento de tributos originados das províncias. Em crise e com o exército enfraquecido, as fronteiras ficavam a cada dia mais desprotegidas. Muitos soldados, sem receber salário, deixavam suas obrigações militares. Esse processo foi acentuado com migrações e ataques de povos não romanos, os germânicos, desagregando a unidade política e territorial do império, a partir do séc. V. Os povos germânicos, tratados genericamente como “povos bárbaros” pelos romanos, estavam forçando a migração pelas fronteiras do norte do império. No ano de 395, o imperador Teodósio resolve dividir o império em: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma e Império Romano do Oriente (Império Bizantino), com capital em Constantinopla. Em 476, chega ao fim o Império Romano do Ocidente, após a invasão de diversos povos bárbaros, entre eles, visigodos, vândalos, burgúndios, suevos, saxões, ostrogodos, hunos etc. Era o fim da Antiguidade e início de uma nova época chamada de Idade Média (sécs. V-XV).

► De acordo com o texto sobre a crise do Império Romano do Ocidente, é verdadeiro afirmar que:

(A) O Império Romano entrou em crise porque todos os soldados romanos abandonaram seus postos nas fronteiras e migraram para outras regiões do Império.

(B) A crise do Império Romano foi motivada pela corrupção, baixos investimentos no exército, instabilidade política, crise escravista, crise econômica e migração e pressão dos povos germânicos nas regiões de fronteiras.

(C) A decadência do Império Romano ocorreu em função da invasão de povos africanos sobre territórios do Império Romano já enfraquecido por crises econômica e política.

(D) O Império Romano entrou em crise, pois membros do exército romano se revoltaram e passaram a governar todas as províncias romanas a partir do século V.

me ajuda pfvr, agradeço​

Soluções para a tarefa

Respondido por josedossantossousasa
0

Letra (b).

A crise do imperio romano foi motivada pela corrupcao baixos investimentos no exercito,crise agricola...

espero ter ajudado

Perguntas interessantes