Leia com atenção o artigo a seguir, publicado num blog da Revista ISTOÉ, na seção comportamento. Em seguida, responda à questão:
Noivo foge e vai pescar; volta e quer casar
Bruna Cavalcanti e Monique Oliveira
Há uma famosa música sertaneja que diz: “tá nervoso? Vai pescar”. Foi isso o que fez na cidade paulista de Ribeirão Preto o pedreiro Antonio Mondim. O problema é que ele ficou nervoso na véspera de seu casamento, e tudo porque brigara com a noiva, Sueli Casarotti. Antonio “se mandou” para pescar, só que juntamente com o anzol e a vara carregou R$ 19 mil, um carro e uma moto que pertencem a Sueli. Ela soube da fuga quando estava no salão de cabeleireiro se emperiquitando para o casório e, de lá, foi direto à delegacia. De repente o noivo voltou, sem peixe, mas com a convicção de que quer mesmo se casar (programado para o sábado 31). Ela o perdoou porque o amor é lindo: “Foi tudo um mal-entendido.” Antonio garante: “Eu a amo demais.” Como disse um dia o escritor Caio Fernando Abreu, em seu carregado ceticismo, “amor é falta de Q.I.” Pode-se também afirmar que, nesse caso, o amor de Antonio reviveu depois que algumas piranhas lhe morderam a isca. E que, no mais, o rio não estava para peixe.
Disponível em: http://www.ociocriativo.com.br/frases/pesquisa.cgi?cmd=txtcat&ref=1121717773. Acesso em: 7 nov. 2011. (adaptado)
• Ceticismo/Cepticismo – s.m. Qualidade de quem é céptico; atitude daquele que duvida de tudo; descrença. Filosofia. Doutrina que se baseia na suspensão dos juízos afirmativos ou negativos, sobretudo em matéria de metafísica.
• Q.I. – Med. Sigla de Quociente de Inteligência ou Intelectual.
As formas referenciais (anafóricas) “Isso” e “Lá”, acompanhando a coesão do artigo, referem-se respectivamente
A( )
à moto e ao carro que pertencem à Sueli; e ao salão de beleza, onde se emperiquitava Sueli.
B( )ao fato do personagem Antônio ter ido pescar por estar relativamente nervoso; e ao salão de beleza.
C( )ao pedido realizado por Antônio, demonstrando o amor à Sueli; e ao pensamento relacionado à pescaria.
D( )ao sentido do termo “amor”, segundo o poeta Carlos Fernando Abreu; e às ações de Antônio no contexto.
E( )à delegacia, aonde foi Sueli, e à realização de Antônio, no que pode causar-lhe problemas e valores.
Soluções para a tarefa
Respondido por
134
resposta.........ao fato do personagem Antônio ter ido pescar por estar relativamente nervoso; e ao salão de beleza.
Respondido por
51
Podemos apontar que as formas anafóricas que se verificam presentes em “Isso” e “Lá”, e que acompanham a coesão no texto, acabam por se referir primeiramente ao fato de Antônio ter pescado por estar nervoso e, em segundo lugar, ao salão de beleza.
O personagem Antônio acabou por ficar extremamente estressado e, como bem diz a cultura popular; quando se está nervoso, pescar é sempre uma boa opção; sendo que o termo "isso" demonstra tal fato.
Letra B.
Abraços!
Perguntas interessantes
Artes,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás