Leia com atenção:
Na maior parte deste século, os Estados Unidos foram, de longe, a potência econômica dominante no mundo, que fez da guerra econômica uma arma atraente, incluindo medidas que variam do embargo ilegal às imposições das regras do FMI (para os fracos). [...] A diplomacia é particularmente uma opção indesejável, a menos que seja exercida sob a mira do fuzil. Os Estados Unidos têm muito pouco apoio popular para suas metas no Terceiro Mundo. Isso não é surpresa, tendo em vista que os EUA vêm tentando impor estruturas de dominação e de exploração. Um acordo diplomático tem o dever de responder, ao menos em certo grau, aos interesses dos outros participantes na negociação, e isso é um problema quando suas posições não são muito populares. Em consequência, as negociações são algo que os EUA comumente tentam evitar. Ao contrário da imensa propaganda, há muitos anos essa tem sido a verdade no Sudeste Asiático, no Oriente Médio e na América Central. (CHOMSKY, Noam. O que o Tio Sam realmente quer. Brasília: UNB, 1999, p. 34).
Para Noam Chomsky, a expansão imperialista e a política externa norte-americana no século XX se caracterizou pela(o):
financiamento e reconstrução das economias subdesenvolvidas para a criação de uma economia global única.
negociação diplomática e a colaboração econômica e militar com o objetivo de impedir a influência europeia no continente americano.
criação de acordos de paz e livre-concorrência para promover a democracia e o desenvolvimento econômico mundial.
uso do poderio militar para intervir em situações que representavam ameaças a seus interesses econômicos ou à sua segurança nacional.
apoio diplomático oferecido à América Latina e ao Oriente Médio com o interesse de combater o comunismo e o terrorismo de Estado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
criação de acordos de paz e livre-concorrência para promover a democracia e o desenvolvimento econômico mundial.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás