Leia com atenção:
As imagens possuem funções comunicativas, que, quando utilizadas no ensino, a partir de uma metodologia de análise, disponibilizam informações que podem ser articuladas para que as imagens configurem histórias sobre o passado, a auxiliarem a interpretação da vida presente. (GEJÃO, 2010, p. 41)
(GEJÃO, Natalia Germano. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR MEDIADA PELO O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA: O GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS E A RELAÇÃO COM A CLASSE TRABALHADORA (1930-1945). 2010. 228 folhas. Dissertação de Mestrado (Programa de Mestrado em História Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina,2010.)
Sobre o trabalho com imagens no ensino de História, analise as afirmações a seguir:
I – As imagens possibilitam a observação de fenômenos antigos, contribuindo para tornar o conhecimento histórico mais concreto para os alunos.
II – No ensino de História, as imagens servem como provas de que os eventos históricos aconteceram exatamente como descritos pelos historiadores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a análise correta:
Alternativas:
a)
As afirmações I e II são verdadeiras.
b)
As afirmações I e II são falsas.
c)
A afirmação I é verdadeira e a II falsa.
d)
A afirmação I é falsa e a II é verdadeira.
e)
A afirmação II é a justificativa correta da afirmação I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
I, Verdadeiro. Podemos inferir que as imagens tornam possível a observação dos fenômenos históricos, de modo que isso contribui para a geração de conhecimentos por parte dos alunos que as observam.
II. Falso. Nem sempre os eventos históricos ocorrem exatamente como descritos pelos historiadores, visto que a história não é uma ciência exata; ela normalmente depende da interpretação do historiador, além é claro, de documentos históricos e várias fontes.
Letra C.
Abraços!
Respondido por
0
Resposta:
afirmação I é verdadeira e a II falsa.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás