Leia com atenção as afirmativas a seguir a respeito da relação da Igreja Católica com os indígenas e africanos:
I - Apesar dos esforços do governo de Portugal e da Igreja Católica para impor o Catolicismo como Religião Oficial (ou seja, a única permitida), os escravos apelavam para cultos clandestinos e para o sincretismo de elementos de crenças europeias, indígenas e africanas. Proibidos de praticar suas religiões, "driblavam" as proibições identificando seus orixás com santos católicos.
II - Os índios nas aldeias organizadas pelos padres jesuítas eram separados de suas comunidades originais, e obrigados a abandonarem seus costumes e adotarem a cultura europeia católica.
III - A Igreja Católica valorizou, e muito, a religiosidade indígena e africana. Os jesuítas procuraram aprender, com esses povos, novos rituais e formas de adoração.
IV - Os padres Jesuítas foram enviados para o Brasil, a partir de 1549 e tiveram um papel muito importante para a cristianização deste território: catequizaram os indígenas, construíram escolas católicas para a formação dos filhos dos portugueses e de indígenas, organizaram as Missões ou Reduções com indígenas, combateram a continuidade das crenças e rituais dos indígenas e dos africanos.
V - Tanto indígenas quanto os africanos foram respeitados pelos portugueses católicos, aqui no Brasil. Ambos os povos puderam permanecer com suas crenças e ritos originais sem qualquer tipo de discriminação e perseguição.
rapido
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
a resposta é I,II e IV
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás