Português, perguntado por majuliasilvafranca2, 7 meses atrás

Leia com atenção ao texto abaixo e em seguida responda ao que se pede:

CORONAVÍRUS

OMS alerta que vacina não significa fim da pandemia



Organização Mundial da Saúde diz que imunizantes são ferramenta poderosa contra o coronavírus, mas vitória contra covid-19 depende de decisões de líderes e de cidadãos.





Diretor de emergências da OMS, MIchael Ryan (esq.), ao lado de Tedros Adhanom Ghebreyesus e Maria van Kerkhove



A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta sexta-feira (04/12) que a vacinação contra a covid-19 não significa o fim da doença. Os imunizantes são, sem dúvida, uma ferramenta poderosa contra o coronavírus, mas não devem acabar com pandemia por si só, alertou o diretor de emergências da entidade, Michael Ryan.

"Vacinas não significam zero covid", disse. "Os casos e mortes continuarão, temos de ser claros sobre isso, mas os números estarão em grande parte em nossas mãos", esclareceu, ao pedir que as pessoas compreendam que nem todos poderão ser vacinados no próximo ano.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o progresso no desenvolvimento de vacinas "motiva a nós todos, já que podemos ver agora a luz no fim do túnel". "Entretanto", alertou, "a OMS se preocupa que possa haver uma crescente percepção de que a pandemia já acabou. Muitas regiões veem taxas muito altas de transmissão do vírus, o que gera enorme pressão sobre os hospitais, UTIs e profissionais de saúde".

"A pandemia ainda tem um longo caminho pela frente e as decisões tomadas pelos líderes e cidadãos nos próximos dias determinarão o curso do vírus no curto prazo e também quando essa pandemia deverá, enfim, terminar", observou Tedros. A diretora técnica da OMS, Maria Van Kerkhove, acrescentou que essas decisões "podem significar a vida ou a morte para nós e para nossas famílias".

Segundo dados da OMS, 51 vacinas candidatas estão sendo testadas em humanos, 13 das quais chegaram à fase final de testes em massa. No Reino Unido, autoridades de saúde afirmaram que o país deve iniciar as vacinações na próxima terça-feira.

Nesta sexta-feira, o mundo superou a marca de 65 milhões de pessoas infectadas desde o início da pandemia, com mais de 1,5 milhão de mortes.



QUESTÃO 1: Que tema é abordado nesta matéria?



QUESTÃO 2: O texto lido é definido como Reportagem. Usando os conhecimentos que você já possui e as características que esse tipo de texto possui, indique se a reportagem é opinativa, expositiva ou interpretativa e justifique sua resposta.





QUESTÃO 3: Na publicação que acabamos de ler o diretor de emergências da OMS afirma que "Vacinas não significam zero covid". Qual o significado desta afirmação?





QUESTÃO 4: Diante do início da vacinação em nosso país e da determinação de decretos mais flexíveis, você identifica uma mudança na compreensão da população, que acredita que já estamos livres da Pandemia? Quais fatos podem justificar essa mudança de entendimento?





QUESTÃO 5: Embora está matéria trate do um assunto atual, seus dados são sofreram alterações. Ao longo da semana assista ou leia jornais, revistas ou outros informativos que descrevam a situação atual da Pandemia em nosso estado ou país e registre os dados que você obteve. Não esqueça de informar o dia, horário e a fonte de onde você obteve as informações.







QUESTÃO 6: Esta matéria foi obtida através de meio eletrônico ou impresso?



QUESTÃO 7: Liste os vocábulos presentes no texto que você desconhece o significado e em seguida busque sua definição e registre-o.



me ajudem, é pra hoje ​

Soluções para a tarefa

Respondido por PedroKratos
3

Resposta:

Questão 1: O tema da matéria é sobre a pandemia e a vacina. É visível pois o assunto (tema) principal é sobre a vacina e a covid.

Questão 2: interpretativa. Ela tem conexões entre os acontecimentos e comentários sobre a notícia.

Questão 3: Que a covid não irá acabar mesmo todos sendo vacinados. Possivelmente irá ter novos testes e novas vacinas até acabar com a covid19, de fato.

Questão 4: Não. O povo Brasileiro ainda acredita que vivemos em uma pandemia, mesmo sendo vacinados. Mesmo sendo vacinado, há chances de pegar a covid e não houve uma mudança, pois ainda vivemos em uma pandemia devastadora.

Questão 5: A situação atual do Brasil é de muitas mortes e ainda há muito casos da covid no Brasil. 24h

fonte: G1

Questão 6: Eletrônico.


majuliasilvafranca2: muito obrigada mesmo ♡♡
majuliasilvafranca2: Eu ia me ferrar toda, vllw
PedroKratos: Nada. :) bom estudos!
majuliasilvafranca2: Obrigada :3
Perguntas interessantes