Filosofia, perguntado por mirellebtavares, 6 meses atrás

Leia, com atenção, a poesia a seguir.



Atualidade do ser

Ser… Mais do que alguma coisa
Pouco natural, mais do que algo
Trivial. Ser mais que um tudo,
E mais do que isso um nada.



Ser nesta moderna casa
Tudo o que pedem ou exigem,
Tudo o que cristalizam verdadeiro
E tudo o que queimam como falso.



Ser nesta dança infinita
Uma paragem de momentos.
Ser toda uma vida atirada ao alheio
E toda uma morte atirada ao alheio,
E toda uma vida atirada ao próprio,
E toda uma morte atirada ao próprio.



Ser uma ambiguidade total.
Ser isso e ser o que não se é.




Essa poesia foi escrita por Leonardo Camargo Ferreira, estudante em licenciatura de Sociologia na FLUP (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Ela trata, basicamente, do Ser e dos desafios de constituição desse Ser na atualidade. Pensando nisso, é INCORRETO afirmar que:


A sociedade contemporânea é uma sociedade plural, complexa, paradoxal, globalizada e excludente.


O mundo contemporâneo é marcado pela incerteza, pela complexidade e pela dificuldade de agregação social e estabelecimento de vínculos sociais.


A base da sociedade contemporânea é a comunidade, por isso, a visão de homem e de mundo nessa lógica não está baseada no individualismo, mas no comunitário. A vontade individual cedia lugar para a vontade do coletivo.


Uma expressão que simboliza bem a sociedade contemporânea é “tudo o que é sólido se desmancha no ar”.


A sociedade contemporânea envolve elementos do passado, reinterpreta o presente e não considera o futuro, pois o ser humano contemporâneo encontra-se no universo do aqui e do agora, sendo imediatista em suas ações​

Soluções para a tarefa

Respondido por rafatannous1
6

Resposta:

A base da sociedade contemporânea é a comunidade, por isso, a visão de homem e de mundo nessa lógica não está baseada no individualismo, mas no comunitário. A vontade individual cedia lugar para a vontade do coletivo.

Explicação:


jusiemagaraujo: mt obg
Respondido por heloisagoncalves745
0

Sobre a poesia Atualidade do ser, de Leonardo Camargo Ferreira, é incorreto afirmar que a base da sociedade contemporânea é a comunidade, por isso, a vontade individual cedia lugar para a vontade do coletivo. Alternativa C.

O lugar da comunidade na sociedade contemporânea

Segundo Leonardo Camargo Ferreira, o que move o homem atual é a vontade de se encaixar nos padrões, de pertencer a um grupo e ser aceito como parte dele, porém, isso não se relaciona ao caráter comunitário, mas sim, um desejo de não ser mal visto ou excluído das relações sociais, por ser diferente, por isso, estranho.

Essa situação se pauta no individualismo, já que o homem se uniria aos outros por conveniência, então, não se mostra algo altruísta de sua parte, mas sim, egoísta, já que os padrões dos outros serviriam como base dos padrões vistos a nível individual, numa batalha pela conquista por espaço, tão limitado na sociedade contemporânea.

Mais sobre a sociedade contemporânea: brainly.com.br/tarefa/11196643

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes