Administração, perguntado por nelsi, 1 ano atrás


Leia, com atenção, a notícia abaixo:



CNJ VOTARÁ RESOLUÇÃO QUE CRIA COTAS PARA NEGROS NOS CONCURSOS DO JUDICIÁRIO



O Brasil tem quase 16 mil juízes, mas apenas 1,4% deles se consideram negros. Diante do quadro, o Conselho Nacional de Justiça analisa uma proposta de resolução que pode instituir a política de cotas também nos concursos públicos do Poder Judiciário. A previsão é que o texto ? que destinaria até 20% das vagas para candidatos negros ? seja votado na próxima sessão do órgão, marcada para o dia 9 de junho.

A proposta começou a ser apreciada na última sessão do CNJ (26/5), mas um pedido de vista do conselheiro Fabiano Silveira adiou a decisão. Os estudos que resultaram na proposta de resolução foram coordenados pelo conselheiro Paulo Teixeira e têm como base o censo feito com magistrados e servidores pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ. De acordo com o estudo, 14% dos juízes se declararam pardos; 1,4%, negros; e 0,1%, indígenas.

Disponível em: . (adaptado).



A notícia acima, no que diz respeito às políticas públicas afirmativas, pode ser entendida como (assinale a alternativa correta):

ALTERNATIVAS

Uma forma do governo de segregar a população, estabelecendo meios legais de discriminação.
Uma forma de o governo eliminar as diferenças étnicas, no que diz respeito à igualdade de oportunidades, estabelecendo, assim, uma justiça social.
Uma forma de o governo instituir o racismo branco, assim denominado por extrair o princípio da legalidade ante a constituição.
Uma forma de institucionalizar as políticas isonômicas de oportunidade, fato este que é visto como um dos principais problemas sociais do Brasil.
Uma forma do governo de praticar a justiça social participativa, em que todos devem responder pelos problemas associados ao racismo e à discriminação.




Soluções para a tarefa

Respondido por ramonpl87
13
RESPOSTA CORRETA D É A MAIS COERENTE

vsouza5: Uma forma de o governo eliminar as diferenças étnicas, no que diz respeito à igualdade de oportunidades, estabelecendo, assim, uma justiça social.
Perguntas interessantes