Leia com atenção a firmação de Grando (1995, p. 118) em relação ao jogo:
"[...] o jogo é mais que um problema, é um problema dinâmico, limitado pelas regras e dependente da ação do adversário, através de suas jogadas, sendo que tudo isto é realizado num ambiente de trocas entre os sujeitos que jogam. Jogar é uma forma lúdica de resolver um problema e/ou vários problemas, motivando, naturalmente, o aluno a pensar... Assim sendo, o que motiva o aluno a solucionar o problema do jogo (vencer!) é seu próprio conteúdo, que gera a necessidade do domínio das diversas formas de resolver o problema."
GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2000.
A autora estabelece algumas relações entre o jogo e a resolução de problemas. Das afirmações a seguir, coloque V para verdadeiro e F para falso, em seguida assinale a alternativa correta.
( ) O jogo é uma forma de propor problemas, permitindo ao aluno criar e elaborar estratégias de resolução e busca de soluções.
( ) A partir do jogo o aluno tem a oportunidade de resolver problemas, o que favorece o processo de imaginação e criatividade do estudante.
( ) O jogo é uma forma de resolver problemas, objetivando a memorização de fórmulas matemáticas para a resolução de estratégias.
( ) O jogo possibilita que o professor possa realizar a correção dos erros realizados de forma planejada, necessitando do professor atitudes assertivas e pontuais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e) VVFF
Explicação passo a passo:
( V ) O jogo é uma forma de propor problemas, permitindo ao aluno criar e elaborar estratégias de resolução e busca de soluções.
( V ) A partir do jogo o aluno tem a oportunidade de resolver problemas, o que favorece o processo de imaginação e criatividade do estudante.
( F ) O jogo é uma forma de resolver problemas, objetivando a memorização de fórmulas matemáticas para a resolução de estratégias.
( F ) O jogo possibilita que o professor possa realizar a correção dos erros realizados de forma planejada, necessitando do professor atitudes assertivas e pontuais.
Resposta:
2) Leia com atenção a firmação de Grando (1995, p. 118) em relação ao jogo:
"[...] o jogo é mais que um problema, é um problema dinâmico, limitado pelas regras e dependente da ação do adversário, através de suas jogadas, sendo que tudo isto é realizado num ambiente de trocas entre os sujeitos que jogam. Jogar é uma forma lúdica de resolver um problema e/ou vários problemas, motivando, naturalmente, o aluno a pensar... Assim sendo, o que motiva o aluno a solucionar o problema do jogo (vencer!) é seu próprio conteúdo, que gera a necessidade do domínio das diversas formas de resolver o problema."
GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2000.
A autora estabelece algumas relações entre o jogo e a resolução de problemas. Das afirmações a seguir, coloque V para verdadeiro e F para falso, em seguida assinale a alternativa correta.
( ) O jogo é uma forma de propor problemas, permitindo ao aluno criar e elaborar estratégias de resolução e busca de soluções.
( ) A partir do jogo o aluno tem a oportunidade de resolver problemas, o que favorece o processo de imaginação e criatividade do estudante.
( ) O jogo é uma forma de resolver problemas, objetivando a memorização de fórmulas matemáticas para a resolução de estratégias.
( ) O jogo possibilita que o professor possa realizar a correção dos erros realizados de forma planejada, necessitando do professor atitudes assertivas e pontuais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a) V, F, V, F.
b) F, F, V, V.
c) V, F, F, V.
d) F, V, F, F.
e) V, V, F, F.
RESPOSTA E) V, V, F, F.
Explicação passo a passo:
CORRIGIDO PELO AVA
1- d)
2- e) V, V, F, F.
3- b) II e III apenas.
4- d)
5- a)