ENEM, perguntado por aislrodrigues, 4 meses atrás

Leia com atenção a firmação de Grando (1995, p. 118) em relação ao jogo:

"[...] o jogo é mais que um problema, é um problema dinâmico, limitado pelas regras e dependente da ação do adversário, através de suas jogadas, sendo que tudo isto é realizado num ambiente de trocas entre os sujeitos que jogam. Jogar é uma forma lúdica de resolver um problema e/ou vários problemas, motivando, naturalmente, o aluno a pensar... Assim sendo, o que motiva o aluno a solucionar o problema do jogo (vencer!) é seu próprio conteúdo, que gera a necessidade do domínio das diversas formas de resolver o problema."



GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2000.



A autora estabelece algumas relações entre o jogo e a resolução de problemas. Das afirmações a seguir, coloque V para verdadeiro e F para falso, em seguida assinale a alternativa correta.



( ) O jogo é uma forma de propor problemas, permitindo ao aluno criar e elaborar estratégias de resolução e busca de soluções.

( ) A partir do jogo o aluno tem a oportunidade de resolver problemas, o que favorece o processo de imaginação e criatividade do estudante.

( ) O jogo é uma forma de resolver problemas, objetivando a memorização de fórmulas matemáticas para a resolução de estratégias.

( ) O jogo possibilita que o professor possa realizar a correção dos erros realizados de forma planejada, necessitando do professor atitudes assertivas e pontuais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas:

a)
V, F, V, F.

b)
F, F, V, V.

c)
V, F, F, V.

d)
F, V, F, F.

e)
V, V, F, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por Pedr0eXtremo
6

Resposta:

Av2 - Recursos Para o Ensino de Matemática

1- d) O jogo, desde que desenvolvido com itencionalidade, possibilita a elaboração do conhecimento abstrato.

2- e) V, V, F, F.

3- b) II e III apenas.

4- d) Roda de conversa sobre os jogos com baralho; exploração do material pelos alunos; leitura e compreensão das regras; realização das jogadas; reflexão sobre as jogadas; registro das jogadas; resolução de problemas propostos; socialização coletiva.

5- a) É apropriada, uma vez que, além de envolver a organização e layout do jogo, a reflexão sobre as regras e as diversas possibilidades de jogadas e estratégias para vencer o jogo, propicia aquisição de conhecimentos sobre as ferramentas do Excel para elaboração de planilhas.


ErViLhArox: todas estão corretas mto obrigado
palomaschulz4: todas corretas :-)
palomaschulz4: obrigado
marcosfernandes321: Tudo certo
Perguntas interessantes