Leia com atenção a citação que segue:
“O revolucionário, crítico da sociedade capitalista, se perdeu no mundo do consumo. Ele se transformou em um objeto de colecionadores de senhores contraditórios, mas que se sentem coerentes, independentemente de onde estejam. Estamos vivendo em um mundo recheado de símbolos, como pequenas peças, passíveis de serem dispostas em um mosaico, cuja mensagem só é coerente para quem o organiza. Vale lembrar que o organizador carece de profundidade para entender o mundo que o cerca. Por isso, sua obra de união simbólica é pobre.”
AGUIAR, G. “Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação”. (p.159)
No fragmento acima, há uma afirmação sobre a forma como compreendemos os símbolos que nos cercam. Nela, se apresenta um empobrecimento na relação das pessoas com as ideias e a simbologia que as expressa. Neste sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I - Podemos considerar que a simbologia distorce, na atualidade, a originalidade do símbolo. Muitas mensagens que são associadas aos símbolos não têm qualquer relação com sua origem.
II - Uma demonstração clara da distorção dos símbolos está nos regimes socialistas. Hoje em dia, a “foice e o martelo” não representam mais o símbolo do comunismo. Estamos na era digital e não na do trabalho braçal.
III - Encontrar um jovem na rua com o símbolo do comunismo não significa, em muitos casos, sua relação com o regime socialista. A imagem é mais um capricho pessoal do que um engajamento com o movimento ideológico de crítica ao capitalismo.
IV - Há uma quantidade grande de símbolos à nossa volta, desconexos, os quais geram uma compreensão distorcida da realidade. O que nos é colocado, em diversos momentos, não corresponde à origem ou fundamento lógico que o símbolo expressa.
ALTERNATIVAS
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
I - Podemos considerar que a simbologia distorce, na atualidade, a originalidade do símbolo. Muitas mensagens que são associadas aos símbolos não têm qualquer relação com sua origem.
Correto. Muito do que se entende hoje como simbólico não tem relação originária com as mensagens iniciais.
II - Uma demonstração clara da distorção dos símbolos está nos regimes socialistas. Hoje em dia, a “foice e o martelo” não representam mais o símbolo do comunismo. Estamos na era digital e não na do trabalho braçal.
Falso. Os símbolos estabelecidos tendem a se manter, e é isso que ocorre com a suástica, apropriada pelos nazistas, e com o martelo e afoice, aproriados pelos comunistas.
III - Encontrar um jovem na rua com o símbolo do comunismo não significa, em muitos casos, sua relação com o regime socialista. A imagem é mais um capricho pessoal do que um engajamento com o movimento ideológico de crítica ao capitalismo.
Correto. O símbolo, embora carregue um histórico, não necessariamente está imprimindo em quem o porta, toda sua simbologia, podendo ser ressignificado.
IV - Há uma quantidade grande de símbolos à nossa volta, desconexos, os quais geram uma compreensão distorcida da realidade. O que nos é colocado, em diversos momentos, não corresponde à origem ou fundamento lógico que o símbolo expressa.
Correto. Muitos dos símbolos que vemos e com os quais convivemos não são, hoje, relacionados a sua ideia original.
I, III e IV estão corretas.
Correto. Muito do que se entende hoje como simbólico não tem relação originária com as mensagens iniciais.
II - Uma demonstração clara da distorção dos símbolos está nos regimes socialistas. Hoje em dia, a “foice e o martelo” não representam mais o símbolo do comunismo. Estamos na era digital e não na do trabalho braçal.
Falso. Os símbolos estabelecidos tendem a se manter, e é isso que ocorre com a suástica, apropriada pelos nazistas, e com o martelo e afoice, aproriados pelos comunistas.
III - Encontrar um jovem na rua com o símbolo do comunismo não significa, em muitos casos, sua relação com o regime socialista. A imagem é mais um capricho pessoal do que um engajamento com o movimento ideológico de crítica ao capitalismo.
Correto. O símbolo, embora carregue um histórico, não necessariamente está imprimindo em quem o porta, toda sua simbologia, podendo ser ressignificado.
IV - Há uma quantidade grande de símbolos à nossa volta, desconexos, os quais geram uma compreensão distorcida da realidade. O que nos é colocado, em diversos momentos, não corresponde à origem ou fundamento lógico que o símbolo expressa.
Correto. Muitos dos símbolos que vemos e com os quais convivemos não são, hoje, relacionados a sua ideia original.
I, III e IV estão corretas.
Perguntas interessantes