Português, perguntado por guuhcosta, 1 ano atrás

Leia, com atenção, a carta comercial a seguir para responder à questão:Maria e Cia. Ltda.Comércio de utensíliosAv. Faria Lima, 1000São Paulo – SPSão Paulo, 03 de março de 2014.Ao diretorJoaquim SilvaRua das Amendoeiras, 600Belo Horizonte – MGPrezado Senhor:Confirmamos ter recebido uma reivindicação de depósito no valor três mil reais referente ao mês de fevereiro. Informamos que o referido valor foi depositado no dia 1º de março, na agência 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresários. Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento. Pedimos escusas por não termos feito o depósito anteriormente, mas não tínhamos ainda a nova conta bancária.Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração.Atenciosamente,Amélia SousaGerente comercialPodemos dizer sobre essa carta comercial que:I – atualmente, não se usa mais colocar o endereço na carta, devendo constar apenas no envelope. II – em relação à linguagem, ela segue a orientação de não usar palavras/ expressões já em desuso, exageradas, pomposas que havia sido herdado pela correspondência comercial das correspondências oficiais (acórdãos, atas, decretos, procurações) III – em relação ao uso da linguagem, ela privilegia os dois pontos depois da saudação (forma mais usada atualmente) e é composta por frases curtas, o que lhe confere mais clareza e objetividade. IV – Utiliza erroneamente a fórmula de despedida “atenciosamente” que deveria vir abreviada como “att.”, o que é mais usual e correto. Está correto apenas o que se afirma em

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
103

Olá, tudo bem? Vamos analisar cada item por vez:


I – Verdadeiro. Embora formalmente ainda correta, a inserção de endereço em uma carta é considerada atualmente uma medida antiquada, desnecessária e redundante.


II – Falso. Os termos citados ainda estão em uso, mesmo que apenas em meio jurídico, e em alguns casos sequer são consideradas pomposas ou exageradas.


III – Verdadeiro. Trata-se do modelo utilizado na carta apresentada na questão.


IV – Falso. A abreviação citada é perfeitamente aceitável em correspondências formais.

Respondido por thaissacordeiro
42

Resposta: C. I e III.

Explicação:

I- Verdadeira- Nos dias atuais não é mais necessário colocar o endereço, bem como o remetente na carta, uma vez que podem ser colocados no envelope.

II- Falsa. Os termos mesmo que não sejam muito utilizados como antes, não caíram no desuso. No meio jurídico ainda são usados.

III- Verdadeira. São usados dois pontos depois da saudação, além de frases curtas que permitem uma maior objetividade e clareza na carta, não deixando-a cansativa para o leitor.

IV- Falsa. O atenciosamente é bastante utilizada, que por sinal é correto.

Conheça os gêneros textuais https://brainly.com.br/tarefa/3615061.

Abraços!

Anexos:
Perguntas interessantes